Mariana Papa, compartilhou com o GLMRM a receita de como equilibrar carreira, filhos e vida pessoal e como lidar com os desafios do dia a dia com ousadia, determinação e uma boa dose de coragem.
De acordo com a ONU, as mulheres representam 66% da força mundial de trabalho. No Brasil, o turismo é o mercado que mais emprega, com cerca de 6 milhões de trabalhadores. Como você enxerga o seu nicho de mercado nos dias de hoje e o que devemos fazer para inspirar mulheres a empreender e serem ousadas nas suas escolhas de carreira?
Eu acredito que essa porcentagem a partir do ano de 2024 vai aumentar muito porque hoje em dia, mulheres que estão na época de ter filhos, de serem mães, não abandonam mais a carreira de trabalho para simplesmente cuidar da maternidade, como era na minha época. Hoje em dia existe um trabalho muito forte de incentivo para que a mulher não abandone suas carreiras em prol da maternidade e que elas possam conduzir os dois simultaneamente, saindo nos meses normais de licença e depois seguirem em frente para que possam manter suas carreiras.
Portanto, eu acredito que essa taxa de 66% vá crescer uma barbaridade, não só na faixa de idade dos 40 aos 50 anos, mas principalmente na dos 20 aos 30 anos, onde a mulher já é ensinada com esse conceito de levar a maternidade e a carreira simultaneamente.
O meu nicho de trabalho, o turismo de luxo, é um mercado exigente, promissor, e exclusivo que determina as coordenadas da economia mundial.
Eu acredito que o medo é inimigo do empreendedorismo, meu ex sogro pai do Marcelo dizia: “o único medo que devemos ter é o medo de ter medo!”, sigo esse slogam, e sigo sem medo com confiança e coragem, ingredientes imprescindíveis para o sucesso. Vou além, para começar tenho um outro slogan que gosto muito: “melhor feito que perfeito “, tem pessoas que tem ideias brilhantes, mas que não saem nunca do papel, pela exigência da ideia nascer perfeita! Discordo disso, o importante é tirar a ideia do papel, e ir fazendo os devidos ajustes até todos os detalhes estarem perfeitos.
Eu acho importante dar meu testemunho, que em 3 anos minha empresa triplicou de tamanho no Brasil, e eu abri a Trip para atender o cliente europeu, que já estamos hoje com profissionais em Paris e uma clientela bem bacana na França. A mulher acima de 50 anos, que não enxerga o mercado de trabalho como oportunidade, deve ter em primeiro lugar, coragem para sair da zona de conforto, ou da zona do vazio, que é quando os filhos crescem, para redescobrir um talento nato, e trabalhar esse talento não apenas para monetiza-lo como para realização pessoal.
Eu tive as minhas empresas quando os meus filhos eram pequenos, e foquei na maternidade e redescobri os meus talentos de comunicação, organização e acolhimento, e aos meus 50 anos, dei o restart na minha carreira e apliquei meus talentos na construção das minhas empresas.
E dessa forma nasceu a Trip Experiences Brasil, e a Trip Europa.
Gostaria de passar para as mulheres que coragem, determinação e curiosidade são ingredientes que podem fazer seu talento pessoal ser monetizado. Eu criei um modelo de negócios revolucionário na forma de atender meus clientes. Trocamos ideias, experiências, feedbacks e formamos uma comunidade.
Quais são as maiores dificuldades que encontrou para estabelecer sua marca no âmbito nacional e internacional?
Contratar pessoas, treinar e fazer com que a equipe entenda a linguagem do mercado de luxo é um grande trabalho que tenho, porém tenho a sorte hoje de ter uma excelente equipe, redonda e preparada para me auxiliar com a minha clientela. A minha agência tem uma proposta de atendimento muito rápida, com plantão de atendimento 24h em que meus clientes são assistidos o tempo todo, os funcionários devem ter a linguagem Mariana Papa. Acredito que a maior dificuldade seja treinar os funcionários com a essência que eu preciso que eles tenham, para atender os clientes da Trip, que procuram uma agência rápida, ágil. Quero que eles encontrem na minha empresa todas as respostas, acolhimento, carinho tratamento impecável, agilidade e produtos (hotéis e serviços) espetaculares que estão à disposição deles mundos a fora.
O público que você trabalha é o Triple AAA…. para atrair esse tipo de cliente é imprescindível ampliar o leque de negócios e investir cada vez mais na diversificação de serviços.
Eu trabalho com o público de luxo e a melhor forma de atrair esse tipo de cliente, é no “boca a boca”. Um cliente que já viajou com a agência, se sentiu bem acolhido e amparado por mim e pela minha equipe volta feliz, e faz uma boa propaganda da agência, as mídias sociais não me trazer mais que % de novos clientes. A característica mais importante da Trip é o serviço, que engloba um atendimento 24h (com pessoas que sabem quem é o cliente e como atendê-lo, além do histórico da viagem). Na verdade, os meus funcionários trabalham aos finais de semana, se alternando e isso é uma forma de eu prestar um serviço impecável para o meu cliente. A qualquer momento que ele desejar ser atendido.
Despertar o mercado para a filantropia com ações efetivas de ajuda ao próximo e fazer o bem sempre, também são importantes para posicionar a marca e atrair negócios.
A filantropia faz parte das empresas idôneas que procuram ter um olhar de ajuda ao próximo. Então a partir do mês de março vou fazer uma parceria com o Instituto Protea, organização não governamental que visa acolher mulheres com câncer de mama. O objetivo principal da instituição é custear cirurgias, exames, consultas, radioterapias e quimioterapias para mulheres de baixa renda. A diretora Anna Gabriella Antici, quer divulgar o trabalho desenvolvido por toda a equipe, que trata da agilidade no diagnóstico e início imediato do tratamento que aumenta as chances de cura e salva vidas. Farei ações para que eu possa contribuir com uma porcentagem da renda da Trip para ajudar o Protea, que é minha instituição escolhida para 2024.
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