O cenário urbano de São Paulo é marcado por uma rica herança arquitetônica que conta histórias fascinantes de evolução, estilos e influências. Um desses bairros que carrega consigo uma história única e uma riqueza arquitetônica impressionante é Higienópolis. Para proporcionar uma jornada pelo passado e revelar a essência desse lugar, nasceu o Projeto Pátio Arq Tour.
Higienópolis, um dos bairros mais antigos da cidade, exala tradição e requinte em cada esquina. Sua história remonta à última década do século 19, quando o bairro foi planejado pelos empresários alemães Martinho Bouchard e Victor Nothmann, tornando-se o primeiro em São Paulo a ter saneamento básico e infraestrutura moderna.
No bairro, nomes importantes para São Paulo e o Brasil encontraram um lar, como Tarsila do Amaral, Júlio de Mesquita, Franz Müller, Dom Luís Gastão de Orléans e Bragança, e até mesmo Fernando Henrique Cardoso. Além disso, figuras contemporâneas como Adriane Galisteu, Jô Soares, Bete Coelho, Heródoto Barbeiro, Dani Calabresa, Cássio Scapin, Juca Kfouri e Fernanda Young também contribuíram para a aura única de Higienópolis, onde passado e presente se entrelaçam de maneira vibrante e duradoura.
É nesse contexto histórico e arquitetônico que o Projeto Pátio Arq Tour se insere. Proporcionando uma jornada no tempo, convida moradores e visitantes a explorarem os encantos da arquitetura de Higienópolis. O tour percorre a história de 12 edificações que representam diferentes movimentos da arquitetura brasileira. O ponto de partida é a Casa Higienópolis, um marco histórico meticulosamente restaurado ao longo de uma década e parte do Complexo Pátio Higienópolis.
O projeto mergulha nas linhas arquitetônicas que moldaram o local, abrangendo desde palacetes clássicos até influências modernistas, com cada edifício revelando uma parte da história do bairro e de São Paulo. Com duração média de 150 minutos e percorrendo o itinerário a pé, o tour oferece uma visão privilegiada da evolução das construções e da estética circundante, com monitoria pelo arquiteto e fotógrafo André Scarpa – morador do bairro.
Para participar do tour, basta baixar o aplicativo Iguatemi One, que reúne shopping centers da Rede Iguatemi: basta clicar em Pátio Higienópolis e escolher, entre os benefícios oferecidos, o Pátio Arq Tour. Não é necessário apresentar comprovantes de compras – porém o número de inscrições é limitado e sujeito à fila de espera. O próximo passeio está agendado para meados de setembro.
Roteiro Pátio Arq Tour Higienópolis
- O ponto de encontro é na Casa Higienópolis (Av. Higienópolis 758), onde o grupo conhece detalhes da construção e restauro. A partir dali, segue para os edifícios Bahia Mar (arquiteto Francisco Beck), Arabá, Arper (ambos por David Libeskind, o mesmo do Conjunto Nacional), parando no Edifício Louveira (de Vilanova Artigas).
- Do Louveira, o grupo segue para os Edifícios Helenita (arquiteto Jorge Zalszupin), Pacaembu (Escritório Botti e Rubin), Chopin (Luciano Korngold) e Celina (Jayme Fonseca Rodrigues).
- Voltando pela Higienópolis, o grupo faz parada no Edifício Siena Amalfi Ravena (Guido Gregorini) e, por fim, no Edifício Bretagne (Artacho Jurado), marco na história urbanística da cidade, tendo sido um dos primeiros condomínios com equipamentos de clube, como piscina, sala de música e bar, entre outras áreas comuns de convivência, incluindo estacionamento.
- O tour se encerra na Casa Higienópolis.
Fotos: Divulgação/André Scarpa