Publicidade
Mafra - Portugal
Foto: Reprodução/Canva

Eu adoro alugar um carro e ir até as cidades próximas. Muitas vezes, viajar sem destino mesmo. Em Portugal não seria diferente. Me animava com as ótimas estradas e com as distâncias. Em poucas horas, você está em aldeias lindas, com gastronomia diferente, com vinhos da região e uma paisagem nova.

Agora, quero te levar para a região de Mafra. Que fica logo ali, a 30 minutos de Lisboa. Escolhi Mafra porque morei nesta região linda e me apaixonei pelas paisagens, pelas praias e pela vida calma. Vale muito a visita, pois Mafra tem seu charme e muitos encantos.

Monumento Nacional

Mafra é a cidadezinha, ou aldeia, onde está o maior palácio da Europa, o Palácio Nacional de Mafra, conhecido também como Convento de Mafra, um monumento nacional português. É composto por um palácio e um convento em estilo barroco, de influência romana e germânica, e está classificado como monumento nacional desde 1907 e inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, em 2019. A biblioteca de lá é algo como Harry Potter. 

Reprodução/Pexels

Lugar para relaxar

Em Mafra, você senta em uma das pastelarias e contempla o silêncio, o movimento dos pássaros. Em qualquer direção que você olhe, tem jardins, flores e verde. E não posso esquecer de falar do Jardim do Cerco, onde o Rei caminhava e caçava, que fica ao lado do Palácio. Os jardins são perfeitos, as flores bem cuidadas, tem lagos e uma horta comunitária maravilhosa.

Reprodução/Câmara Municipal de Mafra

Para surfar

Bem pertinho de Mafra, você pode conhecer as lindas praias de Ericeira, conhecido como o destino mundial do surfe, e que tem um pôr do sol maravilhoso e um estilo de vida único. Aqui, os executivos, depois de um dia de trabalho, trocam o terno pela roupa de borracha (7mm porque o mar é geladíssimo), o computador pela prancha e correm para o mar, terminando o dia surfando. No inverno ou no verão, você olha para o mar e lá estão os surfistas curtindo. 

Os moradores saem do trabalho, pegam os filhos na escola e vão para a praia. Isso mesmo: praia! Sem medo de violência, com o sol que no verão se põe somente às 23h e sem qualquer receio dos 17 graus dentro da água. 

Agora, um lugar que eu adoro ir para tomar um vinho e observar o movimento dos surfistas é o Ribeira D Ilhas, restaurante e bar na beira da praia. 

Reprodução/Câmara Municipal de Mafra

Para curtir o verão

Verão na Ericeira é maravilhoso. Turistas de muitos países da Europa invadem as ruas e praias, que continuam lindas, limpas e nada lotadas. Lá você encontra lojas de surfe  com pista de skate, roupas incríveis, acessórios e bares. Um paraíso para os olhos e para quem gosta de esporte. 

O centro da cidade é um antigo vilarejo de pescadores. No verão, os bares ficam lotados de gente bonita, bronzeada e uma mistura de nacionalidades. 

Reprodução/Unsplash

Onde ficar e comer

Para dormir em Ericeira, há muitos apartamentos para alugar, mas eu gosto de ficar no Hotel You and The Sea. Dentro dele há o delicioso Restaurante Jangada. Outro lugar ótimo para comer que indico é o Golfinho azul, na praia de São Lourenço. Aqui é parar, pedir um delicioso vinho branco nacional e apreciar o lindo pôr do sol no mar. Tem a melhor vista!

Mas, se você gosta de um PF típico da região, tem a Tasquinha do Joy no centro da cidade de Ericeira.

Onde arrumar uma prancha

No verão, você consegue fazer aulas de surfe, kitesurfe e skate. Uma paradinha na loja da Quiksilver é essencial: só gente bonita, modelitos lindos e pranchas pintadas na hora. Até quem não surfa sai no estilo surfista com prancha embaixo do braço. 

O próximo Tips to Follow trará dicas das praias de Sintra. Exatamente isso: Sintra não é só Palácio, tem praias lindas. 

Sobre Tips to Follow:

Tips to Follow é uma coluna semanal que explora os segredos e encantos de cada destino, desvendando lugares alternativos que vão desde aquele vilarejo menos conhecido ao restaurante com a melhor vista, incluindo curiosidades que passam longe das rotas turísticas convencionais. São dicas preciosas que vão ajudar o leitor a personalizar as suas próprias viagens, pois Thaya Marcondes acredita que cada viajante tem a sua própria essência e anseia por experiências autênticas e enriquecedoras.

Cada texto é baseado nas próprias experiências da colunista e mergulha em um universo de descobertas, desbravando caminhos menos percorridos em lugares que muitas vezes passam despercebidos pelos guias tradicionais. Com Tips to Follow, o leitor irá explorar o mundo sob uma nova perspectiva. Vem com a gente?

Sobre Thaya Marcondes:

Publicitária apaixonada e travel lover, Thaya Marcondes encontra nas viagens que faz uma fonte inesgotável de inspiração. Morou em 4 países, visitou 15 e desde os 2 anos viaja pelo Brasil. Sua paixão pelas rotas turísticas a levou a conhecer muito mais de cada destino. Seu lema é: “Viajar é o melhor investimento e inspiração para a vida profissional”. Para seguir: @thayapmarcondes

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter