Depois de dois anos comemorando os feriados separadamente devido à pandemia de coronavírus, o Natal para a família real britânica voltará à normalidade – completo com reuniões em Sandringham, troca de presentes na véspera de Natal e caminhada para a igreja na manhã de Natal. No entanto, eles sentirão falta de sua matriarca, a rainha Elizabeth II.
Como o rei Charles III, a rainha Camilla e a realeza marcam a primeira temporada de férias desde a morte da monarca em setembro. “Será difícil, já que a rainha era tudo o que eles conheciam, como a maior parte da Grã-Bretanha”, disse um ex-funcionário do palácio à People. O ex-membro da equipe da rainha acrescentou que “o primeiro ano é o mais difícil, pois é sempre o primeiro de tudo que você percebe.”
Charles provavelmente refletirá sobre a morte de sua mãe em seu discurso, continuando a tradição da transmissão de Natal do monarca, que vai ao ar todos os feriados às 15h. “Isso vai repercutir em muitas pessoas que perderam entes queridos este ano”, acrescenta o ex-funcionário do palácio
A lembrança da rainha Elizabeth também foi uma grande parte do segundo concerto anual de canções natalinas de Kate na Abadia de Westminster na quinta-feira, um evento que será televisionado na véspera de Natal.
“Esta cerimônia natalina é dedicada a Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II, e a todos aqueles que infelizmente não estão mais conosco. Os valores de dever, compaixão e fé de Sua falecida Majestade guiaram a criação deste serviço”, diz a mensagem dentro do programa.
As férias em família – que provavelmente contarão com a presença dos irmãos de Charles e suas famílias, assim como do príncipe William, Kate Middleton e seus três filhos – também acontecem logo após a série da Netflix de Meghan Markle e o príncipe Harry, na qual eles detalham as dificuldades de vida real, incluindo a lembrança do Duque de Sussex nas temporadas em Sandringham.
“Tenho lembranças tão felizes de Sandringham – era onde passávamos todo Natal – e agora eu estava lá em circunstâncias muito diferentes”, disse Harry sobre o encontro com a avó, a rainha Elizabeth, o pai, o então príncipe Charles, e o irmão, o príncipe William, após o casamento, quando o casal anunciou sua decisão de se afastar de seus papéis reais.
É quase certo que o príncipe Harry e Meghan não devem se juntar à família no Natal no Reino Unido depois das revelações feitas na série. A realeza também está se preparando para o lançamento do livro de memórias de Harry, que será lançado em janeiro – e quais detalhes ele compartilhará sobre sua vida.
“Não é direto e claro – algumas das questões que Meghan e Harry levantaram são importantes, e acho que ambos os lados provavelmente reconhecem isso”, diz uma fonte próxima da realeza, acrescentando que mudanças positivas são possíveis, mas “só acontecerão se houver uma conversa.”
- Neste artigo:
- família real britânica,
- PRINCIPE HARRY,
- principe william,
- rainha Elizabeth II,
- Rei Charles III,