A BBC divulgou nesta semana a lista “BBC 100 Women”, em que elege as 100 mulheres mais inspiradoras de 2022. O ranking chegou em sua décima edição e fez um balanço do progresso conquistado pelas mulheres em uma década.
Três brasileiras aparecem na lista: Erika Hilton, a primeira mulher trans eleita para o Congresso Nacional, Alice Pataxó, ativista e jornalista indígena, e Simone Tebet, ex-candidata à presidência da República e cotada a assumir um dos ministérios do governo Lula.
Segundo a BBC, neste ano a lista destaca o papel de mulheres inseridas em conflitos em todo o mundo, principalmente envolvendo as questões de misoginia no Irã aos rostos femininos na resistência à guerra entre Rússia e Ucrânia. Além disso, pela primeira vez, a própria emissora pediu indicações de nomes para mulheres que já foram selecionadas pela “BBC 100 Women” em edições anteriores.
A emissora enfatiza ainda que, embora tenha havido um avanço significativo nos últimos anos nos direitos das mulheres, principalmente pelo movimento #Metoo, criado em 2017 após Megan Twohey e Jodi Kantor revelarem em reportagem no New York Times os casos de abuso, assédio e estupro do alto escalão hollywoodiano, para muitas mulheres há um longo caminho a ser percorrido.
Além das três brasileiras, a cantora Billie Eilish, a primeira-dama da Ucrânia Olena Zelenska e as atrizes Priyanka Chopra Jonas e Selma Blair também foram destaque no Top 100. A “czarina do pop russo” Alla Pugacheva, a venezuelana recordista do salto triplo Yulimar Rojas e a autora ganense Nana Darkoa Sekyiamah também estão no ranking.
- Neste artigo:
- Alice Pataxó,
- BBC 100 Women,
- Erika Hilton,
- Simone Tebet,