Publicidade
Proud South
Foto: Arquivo/GLMRM

Com o propósito de apresentar uma experiência visual fascinante sobre as forças criativas das regiões ao sul do planeta, Lidewij Edelkoort e Lili Tedde unem, por meio das lentes coloridas e expressivas da moda, da fotografia, do estilo e da arte contemporâneas, talentos emergentes e estabelecidos de lugares distantes em “Proud South”, livro de tendências que prova que o eixo da criatividade global se modificou drasticamente. Com mais de 400 páginas de imagens inspiradoras, a publicação é também um objeto de desejo, desenhado por Mariola Lopez Mariño.

Analista de tendências, a holandesa Edelkoort investigou múltiplos temas que conectam talentos vindos da América Latina e da África, assim como do sul e do sudeste da Ásia. Não delimitado por mapas, por hemisférios ou pelo rígido sistema do norte, “Proud South” representa um movimento internacional de emancipação. “Uma geração de criativos do Sul está se erguendo, expressando o artesanato local, adotando materiais regionais, reconhecendo práticas ancestrais e cultivando valores nativos”, observa a autora.

Acompanhando a engenhosidade sulista por várias décadas, Edelkoort explica o que torna o Sul tão especial: “Cada roupa tem uma alma, e cada foto sabe como capturá-la, alçando a moda a outro tipo de domínio de força totêmica e empática. Itens comuns são elevados de suas funções diárias, adquirindo status estrangeiro e conhecimento interno, sendo tanto únicos quanto universais”.

“Proud South” inclui ensaios de colaboradores notórios, como a escritora e jornalista Modupe Oloruntoba, a ativista têxtil e artesanal Kavita Parmar, o autor e colecionador Keith Recker e a artista de moda Carla Fernandez, com seu forte manifesto. Os perfis enfatizam vários talentos influentes, incluindo o fotógrafo marroquino Mous Lamrabat, o artista senegalês Omar Victor Diop, a marca indiana Pero e a marca de tricô Xhosa Maxhosa. Os ensaios ilustram o orgulho sulista com gosto, do trabalho da renomada Jackie Nickerson à série inédita “Carrot Picker Girls” [“Colhedoras de cenouras”] de Neville Trickett. Um portfólio adicional em preto e branco explora a história da fotografia nas regiões do Sul, decodificando as origens da corrente atual de talentos.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter