Publicidade
Les Lalanne
Les Lalanne: Makers of Dreams. Foto: Cortesia/ Ben Brown Fine Arts

Reaberta no último dia 4 com enorme sucesso, a galeria para exibição exclusiva de coleções de obras de arte particulares da Sotheby’s em Mônaco manterá, até o dia 1º de setembro desse ano, uma mostra com alguns dos principais trabalhos da icônica dupla de artistas franceses conhecida como “Les Lalanne” no mundo artsy. O casal era formado por por Claude Lalanne, morta em 2019, aos 95 anos em Paris, e seu marido Francois-Xavier Lalanne, que morreu em 2008, aos 80 e também na capital da França.

Mais do que hypados, os Lalannes eram conhecidos por suas esculturas surrealistas, principalmente, algumas inclusive com uso prático e não apenas para prazer visual, como móveis e objetos de decoração, mas também por seus desenhos, em geral tudo inspirado na fauna e na flora que tanto os fascinava.

Igualmente célebre por causa de seus poemas do tipo “declaração de amor um para o outro”, o falecido “power couple” terá parte de um tesouro com vários itens e peças que contém sua assinatura vendido no martelo em setembro pela casa de leilões.

A Sotheby’s sempre teve uma presença muito forte no principado, onde ser milionário é mais do que normal, e anteriormente funcionava em um outro endereço, no qual seu escritório e seu espaço de exibições funcionavam independentemente. Agora reunidos em um prédio da Avenue de la Costa, ambos deverão aproveitar essa sinergia para atender clientes que visitem suas exposições e se interessem em pagar mais, em negócios privativos, por quadros, esculturas e afins previstos para serem leiloados.

Uma curiosidade sobre Claude: frequentadora das rodas culturais parisienses dos anos 1970, ela era amiga de Serge Gainsbourg, que usou uma escultura dela de 1969, batizada “L’Homme à Tête de Chou” (“Homem com Cabeça de Repolho”, em tradução livre), para estampar a capa do álbum homônimo que o cantor lançou em 1976.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter