Muito além de exaltar a força do feminino, o Dia Internacional das Mulheres é um momento de sublinhar a luta pela igualdade de gêneros, relembrar as batalhas vencidas e encarar as que ainda estão por vir. Deixando de lado as flores e clichês da data, GLMRM visita seu portfólio de entrevistas para recordar frases de mulheres admiráveis e que fazem parte da nossa história.
“Nós, mulheres, estamos criando uma rede de apoio que não existia. Hoje, buscamos cada vez mais equidade. Ainda há muito o que conquistar, mas vejo uma batalha dia após dia”
Eliana, apresentadora
“Minha filha se fez uma mulher muito empoderada, feminista e cheia de opinião, o que é maravilhoso. Para mim, é uma alegria ter criado uma filha com estas características”
Claudia Raia, atriz
“Com a dança e o teatro pude começar a escrever através do meu corpo. Borrando seus limites e ganhando flexibilidade”
Linn da Quebrada, cantora e atriz
“Sentia que era urgente que houvesse na política mulheres iguais a mim. É preciso que minhas companheiras e companheiros possam se reconhecer na política”
Erika Hilton, vereadora
“Já ouvi que deveria escurecer meu cabelo para ter mais credibilidade e que deveria clarear para ter mais apelo comercial”
Gabriela Prioli, advogada e apresentadora
“Todos os dias uma mulher passa por uma situação de violência. É necessário colocar esta pauta na mesa e levantar a importância do entendimento sobre consentimento”
Fernanda Marques, atriz
“Quando Anitta assumiu o conselho da Nubank e Juliette cantou ao vivo pela primeira vez, elas foram julgadas como eu e como, basicamente, qualquer mulher em destaque”
Marina Sena, cantora
“Cresci sem me ver representada nos lugares. Hoje temos mais chances de nos encontrar com a nossa ancestralidade e cruzar histórias. Com certeza muitas mulheres se enxergam em mim”
Thelminha, médica e apresentadora
“Tem muitas mulheres que ainda vivem num mundo tão machista que nem me seguiriam se eu começasse a falar sobre feminismo. Com humor, você planta uma semente”
Thai de Melo Bufrem, influenciadora
“Sou, sim, mãe dos meus filhos com todo amor, carinho, responsabilidade e trabalho braçal de uma mãe, mas também sou eu. Antes de ser mãe dos meus filhos, eu sou a Taís”
Taís Araujo, atriz
- Neste artigo:
- 8M,
- Dia Internacional da Mulher,
- GABRIELA PRIOLI,
- Linn da Quebrada,
- marina sena,