Cada escolha é uma não escolha. Isso mesmo! Cada coisa que a gente escolhe é uma série de “nãos” que a gente diz para outras oportunidades, outras pessoas, outros caminhos.
Se você escolhe a segurança de um emprego com carteira assinada, deixa de lado a adrenalina de ter seu próprio negócio. Se você escolhe casar e construir uma família, opta por não viver na eterna “farra” de solteiro(a). Se você escolhe economizar dinheiro mensalmente para realizar um sonho maior, escolhe privar-se de pequenos prazeres do dia a dia. Se você escolhe arriscar-se em esportes de aventura, aceita o risco de se machucar e colecionar cicatrizes. Se você escolhe acordar cedo e praticar exercícios, abre mão de dormir o quanto queria.
Não tem certo, não tem errado, tem o que você escolhe. Mesmo em relação ao que você não controla na vida, é você quem escolhe a forma como lida com cada situação. A pergunta é: Vai ser leve, otimista, tenso(a) ou apocalíptico(a)?
É, a vida é feita de escolhas. Você faz as suas escolhas e as suas escolhas definem quem você é.
*Daniela Graicar é jornalista e empreendedora, fundadora e co-CEO da agência PROS e criadora do Movimento Aladas, em apoio ao empreendedorismo feminino.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Glamurama.