Doris e Don Fisher fundaram a GAP em 1969 depois que ele não conseguiu encontrar um tipo de calça jeans que buscava, e por isso decidiu criar seu próprio modelo. Alguns anos depois, o negócio já rendia ao casal cerca de US$ 2 milhões (R$ 10,8 milhões) anuais em lucros, e foi então que os dois optaram por usar parte desse dinheiro para investir em uma pied-à-terre (pequena habitação) na Califórnia que pretendiam transformar em seu local de férias anuais. Comprada em 1975 pelos Fishers e localizada em Atherton, uma cidadezinha nos arredores de San Francisco, a residência custou a eles US$ 211 mil (R$ 1,13 milhão, ou cerca de US$ 1,07 milhão/R$ 5,76 milhões em valores atualizados pela inflação) e lhes serviu como “paraíso particular” até 2009, quando Don morreu.
A partir daí, Fisher e seus três filhos, todos acionistas da GAP, passaram a frequentá-la cada vez menos, razão pela qual a família optou por listá-la recentemente nos classificados, por US$ 100 milhões (R$ 538 milhões). Caso um negócio seja fechado por esse valor, será o maior da história do mercado imobiliário de Atherton, cuja maior venda de uma propriedade residencial data de 2011, por US$ 53 milhões (R$ 285,14 milhões).
Ao longo dos anos em que foi usado com frequência pelos Fishers, o château deles recebeu investimentos de US$ 17,5 milhões (R$ 94,15 milhões) para ser aumentado, e hoje consiste de casa principal com cinco suítes e mais uma casa de hóspedes, com três suítes. Mas é seu terreno com quase 5 hectares que justifica seu alto valor, uma vez que Atherton acabou se transformando em um hotspot para os muito ricos dos Estados Unidos (Eric Schmidt, ex-CEO do Google, mora lá).
Doris e Don, duas figuras emblemáticas do universo das marcas de moda fast-fashion e também fundaram a Banana Republic, Old Navy e a Athleta. Direta ou indiretamente, Doris e seu trio de herdeiros atualmente controla cerca de 43% da Gap, cujas receitas no ano passado somaram mais de US$ 16,6 bilhões (R$ 89,31 bilhões) e o valor de mercado na bolsa é de quase US$ 9 bilhões (R$ 48,42 bilhões). Depois de um período de ostracismo, a icônica marca americana voltou com tudo no ano passado, e isso graças a uma parceria com Kanye West, que agora assina uma de suas coleções.
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Dá um play no vídeo aí embaixo pra ver como é a casa que os Fishers colocaram à venda.
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