Se você é fã de filmes de ficção, com certeza já se deparou com histórias futuristas em que carros voadores são normais, como ‘Blade Runner – O Caçador de Androides’ e o desenho animado ‘Os Jetsons’, que marcaram gerações. Agora esse cenário que tanto foi visto pelas telas, se tornou real.
É que no fim de novembro, o primeiro carro voador do mundo recebeu certificação de uso civil na Europa: o PAL-V Liberty, e chegará ao público a partir de 2022. Mas os Estados Unidos foram além. Em uma parceria com a Lilium, startup alemã que também trabalha no desenvolvimento de um veículo voador, o país apresentou o seu primeiro projeto de “aeroporto” para este tipo de carro. Batizado de ‘vetiport’, o local deve atender mais de 20 milhões de pessoas em um raio de 300 quilômetros e ficará localizado em Orlando por conta da intensa atividade turística da região.
A ideia é que o ‘vetiport’ fique pronto até 2025 e que o novo serviço de táxi em carros voadores seja mais um atrativo no local. O modelo lançado pela Lilium será o ‘Jet’, veículo voador 100% elétrico que tem autonomia para percorrer 300 km com carga total. Enquanto isso, a corrida das empresas para lançar o seu próprio carro futurista segue acirrado.
EM agosto, já existiam 19 projetos em desenvolvimento com companhias gigantes na disputa, como a Airbus e a Boeing. A alemã Volocopter deve começar testes ainda este ano em Cingapura e lançar sua versão comercial já em 2022. A japonesa SkyDrive da Toyota fez um voo de teste bem-sucedido, no qual o veículo ficou quatro minutos no ar (vide YouTube). A estimativa é que esse setor chegue, até 2040, a valer de US$ 1,5 trilhão a US$ 2,9 trilhões.
A seguir, confira imagens do vetiport: