Publicidade
‘Areia Movediça’, ‘O Assassinato de Valhalla’, ‘Borderliner’ e ‘Nobel’  / Credito: Divulgação

Uma onda gelada está roubando a cena nas plataformas de streaming, especialmente de quem curte tramas com doses reforçadas de suspense. Boas produções vindas de países nórdicos têm chamado a atenção do público do lado de baixo do Equador. Com idiomas estranhos aos ouvidos latinos e cenários idem, séries dinamarquesas, finlandesas, islandesas, norueguesas e suecas são os hits do momento.

E não tem como negar que o clima, e também o ritmo, dessas produções escandinavas se diferenciam das outras. Seguindo o estilo conhecido como “scandi noir”, são sempre cheias de mistério e tensão. Indicamos aqui alguns títulos disponíveis na Netflix que valem maratonar neste fim de semana.

Trapped (Islândia)

Trapped / Crédito: Instagram

Já foi considerada uma das joias escondidas na Netflix. A primeira temporada foi lançada em 2016, mas a segunda só chegou em 2019 no catálogo. Na trama, o implacável inverno islandês bloqueia estradas e isolam a população de Seyðisfjörður, na costa leste da Islândia. Tudo segue sem grandes mudanças até que um pescador encontra um torso masculino preso à sua rede. Assim, a investigação sobre o que aconteceu com o homem, que tem marcas de facadas e foi desmembrado, é o centro da história cheia de mistérios.

DeadWind (Finlândia)

DeadWind / Crédito: Instagram

Estreou em 2018 e é centrada em Sofia Karppi, uma detetive de homicídios que volta ao trabalho depois de ficar viúva. Em seu retorno, ela encontra um novo parceiro e um novo crime para investigar, além de precisar lidar com seus problemas pessoais. Até o momento, a produção tem apenas uma temporada.

Bordertown (Finlândia)

Bordertown / Crédito: Instagram

Em mais uma série de investigações intrincadas, ‘Bordertown’ foi lançada em 2016 e se tornou um sucesso de crítica. A produção conta a história do detetive Kari Sorjonen (Ville Virtanen), um dos melhores investigadores da Finlândia. Depois que sua mulher quase não sobrevive a um câncer, o casal se muda para uma cidade menor. A busca por paz, no entanto, é frustrada quando Sorjonen se vê envolvido em uma série de assassinatos.

Nobel (Noruega)

Nobel / Crédito: Instagram

Um pouco diferente das produções citadas até aqui, ‘Nobel’ conta a história do soldado Erling Riiser (Aksel Hennie), que volta para casa após uma temporada no Afeganistão. Em seu retorno, ele se torna o pivô de um jogo político internacional ao matar um empresário afegão envolvido em projetos do governo norueguês.

O Assassinato de Valhalla (Islândia)

O Assassinato de Valhalla / Crédito: Instagram

Talvez uma das séries mais conhecidas da lista, “O Assassinato de Valhalla” foi lançada em 2015 e tem duas temporadas. O policial Arnar (Björn Thors) retorna da Noruega para a Islândia para ajudar a colega Kata (Nína Dögg Filippusdóttir) a investigar o primeiro caso de serial killer do país. A princípio, os assassinatos parecem não ter relação um com o outro, até que a dupla consegue conectar todas as informações a um antigo orfanato em Valhalla, onde crimes terríveis ocorreram 35 anos antes. A produção foi elogiadíssima pela crítica e imprensa. Vale a pena!

Areia Movediça (Suécia)

Areia Movediça / Crédito: Instagram

Estreou em 2019 e é a adaptação de livro homônimo escrito por Malin Persson Giolito. Após atentado em uma escola, a estudante Maria Norberg é presa. Logo em seguida, começa investigação, seguida do julgamento da jovem, que relembra os complicados dias que antecederam o tiroteio. “Areia Movediça” é a primeira série original da plataforma de streaming da Suécia.

Borderliner (Noruega)

Borderliner / Crédito: Instagram

Lançada em 2017, “Borderliner” é um drama policial. A produção segue o detetive Nikolai Andreassen que, ao suspeitar que um suicídio é na verdade um assassinato mobiliza a policia da região. Com uma atmosfera sempre muito tensa, ‘Borderliner’ tem oito episódios com cerca de 50 minutos cada e, no quesito direção artística, lembra bastante a alemã ‘Dark’.

The Killing (Dinamarca)

Baseada na série dinamarquesa ‘Forbrydelsen’, o drama gira em torno do assassinato da adolescente Rosie Larsen e toda a investigação da detetive Sarah Linden (Mireille Enos) e de seu parceiro Stephen Holder (Joel Kinnaman). Lançada em 2011, ‘The Killing’ tem quase nota máxima no IMDb, conceituado site de crítica de séries e filmes.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter