Em meio a tantos protestos ligados que tomaram conta dos EUA nas últimas semanas, especialmente ligados ao movimento #BlackLivesMatter, uma figura em especial chamou a atenção: a lhama Caesar McCool, ou “lhama ativista”, como é conhecida. Presença inusitada na multidão, ela fornece suporte emocional e diversão para os manifestantes. Afinal, quem resiste a essa fofura?
Larry McCool, dono de Caesar, disse que deixa o animal disponível para abraços. “Podemos estar bem no meio de 10 mil pessoas e todos estão de pé, cantando e marchando, com megafones e tudo mais. De repente, Caesar aparece e você pode sentir a calma tomar conta. Algumas pessoas ficam ali por 20-30 segundos, até um minuto, apenas com os braços em volta dele, com lágrimas, e dizem: ‘Cara, eu precisava disso hoje’. Talvez eles tenham um dia melhor por causa de um abraço de lhama. Quem diria que uma lhama poderia trazer tanta alegria?”.
Larry é proprietário da Mystic Llama Farm em Jefferson, Oregon, onde vários animais estão “vivendo suas melhores vidas de lhama”, de acordo com o Facebook oficial. Caesar é o morador mais famoso da fazenda por já frequentar comunidades de aposentados e hospitais, onde participa de terapia assistida. Seu dono explicou que uma lhama geralmente é “uma espécie de animal reservado”, mas Caesar é diferente e gosta de multidão. “Ele realmente retribui o abraço”.
Fato é que Caesar marchou em pelo menos 50 manifestações. A última foi no movimento “Black Lives Matter”. “Às vezes podemos ouvir bombas explodindo ou gás lacrimogêneo, mas saímos de cena antes que seja perigoso”, explica Larry, que participa de protestos desde a década de 1970.
Os fãs no Facebook são só elogios para “lhama ativista” por ela se levantar quando tantos outros que poderiam não o fizeram. Não à toa, Caesar e Larry se tonaram exemplo de calma e paz em tempos caóticos!
https://www.instagram.com/p/CDo8FgoBZct/
- Neste artigo:
- Caesar McCool,
- lhama,
- lhama ativista,