Antônio Benício nasceu cercado de arte. Filho de Alessandra Negrini e Murilo Benício, e se apaixonou pela dramaturgia ainda criança. Mais tarde, já adolescente, fez um teste para um curso de teatro, e passou. Desde então, seu amor pela atuação só aumenta. Mas o ator, formado em Artes Plásticas e já conhecido nos palcos, dá um novo passo na carreira: Antônio estreia em ‘Amor de Mãe’, sua primeira novela… e ao lado do pai.
Não é o primeiro trabalho de Antônio na TV. Ele gravou a minissérie ‘Onde Está Meu Coração’, ainda inédita, e foi daí que surgiu o convite para a trama das nove. “Fui avisado pelo José Luiz Villamarim (diretor) que esse convite talvez pudesse acontecer, já que ele queria que eu fizesse um personagem na próxima novela. E aconteceu. Quando acabaram as gravações da minissérie, me chamaram para interpretar o Vinícius, personagem que tem muito a ver comigo”, conta.
E a melhor parte? Vinícius é filho de Raul, que por acaso é vivido por Murilo Benício, e chegou na trama para virar a vida dele de cabeça para baixo. Sobre isso, Antônio revela: “Não é estranho. Na verdade, tem sido bem proveitoso e deu bastante certo. Entre nós, rola muito respeito e compreensão, além disso, estou aprendendo bastante. Posso estar puxando o saco, ou exagerando, mas ele é o que mais entende de novela”.
Batemos um papo ótimo com Antonio e você confere tudo aqui:
Glamurama: Você tem mãe e pai atores. Sempre se viu seguindo esse caminho ou já chegou a cogitar outra profissão?
Antônio Benício: Me formei em artes plásticas, depois fui para cinema e artes cênicas. Mas, no meio de tudo isso, sempre estive no teatro. Desde pequeno me sinto muito ligado à arte.
G: Como tudo começou?
AB: O meu primo estava fazendo um curso de teatro e me convidou para conhecer. Em uma conversa, ele disse que as pessoas eram incríveis e que tinha tudo a ver comigo, então eu fui. Fiz primeiro um teste para entrar no curso e passei. Desde então me apeguei a essa arte. Meu primo saiu do curso, mas eu acabei ficando. Sou apaixonado por essa profissão.
G: E como surgiu o convite para atuar em ‘Amor de Mãe’?
AB: Fiz uma minissérie chamada ‘Onde Está o Meu Coração’, que ainda não estreou. E tudo começou aí. Fui avisado pelo José Luiz Villamarim que esse convite talvez pudesse acontecer, já que ele queria que eu fizesse um personagem na novela. E aconteceu. Quando acabaram as gravações da minissérie, fui chamado para interpretar o Vinícius, personagem que tem muito a ver comigo.
G: No que o Vinícius se parece com você?
AB: Sou um cara que me importo muito com o meio ambiente, e o Vinícius é ambientalista. Apesar de eu não ser exatamente como ele nesse quesito, já que o personagem vive disso, ambos temos essa consciência. Não como carne há anos por diversas questões, e também me preocupo cada vez mais com as roupas que eu compro, sempre pensando de onde são, na forma de produção. Tem até uma cena na novela que aborda isso.
G: É difícil entrar em uma trama que já começou e que está fazendo sucesso como ‘Amor de Mãe’?
AB: É bem esquisito pra ser sincero. Senti como se tivesse que pular dentro de um bonde andando. As pessoas ali já estão entrosadas, aquecidas, e então eu apareço. Foi complicado no início, mas depois de cinco dias gravando sempre, ficou ótimo. Uma hora você consegue acompanhar o bonde.
https://www.instagram.com/p/B34hawcARTo/
G: Você faz o filho do personagem de seu pai. Como é isso?
AB: Não é estranho, não. Na verdade, tem sido bem proveitoso e deu super certo. Entre nós rola muito respeito e compreensão, além disso, estou aprendendo bastante. Posso estar puxando o saco, ou exagerando, mas ele é o cara que mais entende de novela. Ter esse contato, trabalhar com ele, é um privilégio.
G: Além de tudo você está morando com ele no Rio, nesse período. Como tem sido, vocês trocam figurinhas?
AB: O tempo todo. Saímos de casa bem cedo para gravar e chegamos tarde. Então muitas vezes vamos à Globo juntos, ou voltamos, e aproveitamos esse tempo para conversar sobre a novela, passar os diálogos. É incrível essa troca.
G: Como ator, tem algum personagem que gostaria de ter feito?
AB: Tem tanta coisa, mas de cabeça eu lembrei muito de um filme que vi recentemente. Fui ao cinema com Sofia, minha namorada, e assistimos o filme do Elton John. Depois da sessão, ela me disse que seria um papel perfeito para mim. Não sou fã de musicais, e na verdade nem sei cantar, mas realmente me vi naquele papel, e com certeza faria bem.
https://www.instagram.com/p/Bq5ll9Vg8VR/
G: Um ator ou atriz que você admira muito.
AB: Vou ter que puxar o saco. Como ator, meu pai, Murilo. Ele está me ensinando tanto e é um gênio. Como atriz, é claro que vou falar da minha mãe, Alessandra. Ela acabou de lançar um filme, o ‘Acqua Movie’, e não tem como falar sobre outra pessoa. Tudo o que ela faz é surpreendente.
G: Você tem vontade de trabalhar com a sua mãe?
AB: Apesar de não termos nada planejado, tenho muita vontade. Atuaria com ela no cinema, na TV, mas meu sonho maior é no teatro. Ela domina muito o palco e acredito que seria incrível.
https://www.instagram.com/p/Brdw3QuH9-D/
G: Aliás, como é ter mãe e pai famosos? Eles conseguiram preservar sua imagem durante muito tempo. Em algum momento se sentiu invadido?
AB: Quando nasci, meus pais já eram famosos, e isso aumentou com o tempo. Sinto que eles tiveram muito cuidado com minha imagem. Principalmente meu pai, que é super reservado. Não tive nenhum tipo de exposição precoce.
G: Você namora Sofia. Onde se conheceram?
AB: A Sofia é artista e nos conhecemos na faculdade de Artes Plásticas. A área dela é mais voltada para pintura e fotografia, mas ela entende muito de teatro e cinema. Além disso, sempre me ajudou com minhas peças, mesmo antes de namorar. Entre nós sempre teve uma amizade incrível e ela é mega companheira.
G: E como vai ser seu final de ano? Já sabe onde vai passar a virada?
AB: Ainda é um grande mistério. Quero sair um pouco do Rio de Janeiro, então provavelmente vou passar com amigos, em uma fazenda.
G: Tem algum ritual para trazer boa sorte?
AB: Não acredito muito nessas coisas, mas adoro mergulhar no mar, ou entrar em uma cachoeira. Acho que recarrega as energias e faz muito bem. Sempre que posso, faço isso!
G: Quais suas expectativas para 2020?
AB: Quero trabalhar mais, com certeza. Essa é a minha prioridade. Depois de ‘Amor de Mãe’, quero embarcar em novos projetos. Detesto ficar parado. (por Jaquelini Cornachioni)
- Neste artigo:
- amor de mãe,
- Antonio Negrini,