Parece até que Rosalía surgiu do nada no mundo da música pop. A cantora, conhecida por músicas como “Malamente”, “Con Altura” e “Pienso en tu Mirá” misturou o pop, trap, eletrônico e até mesmo influências do flamenco para criar suas músicas. Rosalía, que é capa da badalada “W Magazine”, começou a carreira aos 16 anos e sempre teve um estilo diferente do restante da família, que não tem músicos ou artistas. “Eu sempre modificava as minhas Barbies, cortava o cabelo delas, fazia tatuagens, colocava roupas bem diferentes e inventava histórias elaboradas. Às vezes, elas tinham o sonho de cantar”, revela. Aos oito anos, a Rosalía lembrou em entrevista que largou as bonecas para cantar sozinha. “Eu realmente não conhecia nenhuma música. Então era apenas ‘La, la, la, la, la’. Fechei os olhos e estava compondo essa melodia. Quando abri os olhos, toda a minha família estava chorando. Parece estranho, mas naquele momento eu sabia o que queria fazer da minha vida”, disse na entrevista.
Mas o sucesso veio mesmo em 2018, com o lançamento de Malamente. Desde então, Rosalía começou a colecionar prêmios. No Grammy Latino do ano passado, a cantora ganhou nas categorias ‘Melhor Interpretação Urbana’ e ‘Melhor Canção Alternativa’ com ‘Malamente’. E não é à toa. O vídeo, que combina flamenco, hip-hop e R&B, apresenta toureiros infantis e Rosalía dançando na traseira de um caminhão e chegou a mais de 100 milhões de visualizações. Já em 2019, ela recebeu o prêmio de Melhor Coreografia e Melhor Clipe Latino por ‘Com Altura’ no MTV Video Music Awards.
https://www.instagram.com/p/B1rQ8v4o_Am/
E o sucesso não se resume aos prêmios. Rosalía colaborou com cantores diversos como Pharrell Williams, J Balvin e James Blake e aparece no último filme de Pedro Almodóvar, “Dor e Glória”. A revista “Time”, inclusive, elegeu Rosalía para sua lista de líderes da próxima geração; já o “El País”, um dos principais jornais da Espanha, chamou-a de “o futuro da música pop global”. Até Madonna pediu que ela se apresentasse em sua festa de aniversário no Marrocos, dizendo que admirava sua singularidade, mas infelizmente a cantora precisou recusar por conta de outros compromissos.
Atração também no mundo da moda, Rosalía é a musa queridinha de Riccardo Tisci, chefe criativo da Burberry. Por isso, é comum ver a artista com roupas da label por aí. “Riccardo me mandou uma mensagem imediatamente após o show”, disse Rosalía na entrevista à “W Magazine”. “Ele estava realmente envolvido em todos os detalhes.” Tisci procurou a cantora depois de ver uma de suas apresentações em Los Angeles. A partir desse momento, ele sabia que ela tinha uma personalidade única e eles ficaram bem próximos.
https://www.instagram.com/p/Bg4U0VYBbMO/
Em um de seus maiores shows, que aconteceu no VMA 2019, Rosalía surpreendeu ao não cantar em inglês. “Fiquei tão feliz por poder cantar em espanhol”, disse na ocasião. “Como músico, a linguagem é quase como outro instrumento. Toda palavra tem um som. E se esta é a primeira vez que estou na televisão nos Estados Unidos, queria que o mundo me ouvisse”, disse.
Depois de tanto esforço, o mundo a reconheceu: um artigo do “New York Times” a chamou de “Rihanna do flamenco”. Mas nem tudo são flores. Na entrevista, a cantora falou sobre a sua rotina e confessou: “Eu não durmo. Durante o último ano, eu não dormi. Estou sempre pensando, trabalhando, imaginando. Mesmo com minhas roupas, tenho que ver todos os detalhes. Trabalho com uma estilista e amo o gosto dela. Mas quando vejo as roupas que ela me trouxe, digo: ‘Sim’, ‘Não’, ‘Isso com isso’, ‘Isso com isso’. Não conheço outra maneira de fazer isso. Mesmo naquela época com minhas Barbies, eu sempre sabia o que queria”, finalizou.
- Neste artigo:
- Rosalía,