Publicidade
I. M. Pei, criador da Pirâmide de Vidro do museu do Louvre // Reprodução

Morreu na madrugada desta quinta-feira, aos 102 anos, I. M. Pei, um dos arquitetos mais reverenciados do mundo. Nascido na China e naturalizado americano, se tornou uma lenda ao projetar a Pirâmide de Vidro do Louvre, em Paris.

Encomendada pelo então presidente francês François Mitterrand, em 1984, a estrutura de 20,6 metros de altura é constituída por 603 losangos e 70 triângulos de vidro provocou muita polêmica a princípio porque as pessoas não admitiam que um edifício futurista fosse colocado em frente ao Museu do Louvre, com sua arquitetura clássica. Com o passar do tempo, a pirâmide conquistou a simpatia dos franceses e se tornou um exemplo de fusão bem sucedida do velho e o novo, do clássico e o ultramoderno.

I.M. Pei foi contratado por William Zeckendorf em 1948, pouco depois de se formar em arquitetura em Harvard, para supervisionar o projeto de edifícios produzidos pela firma. Na época em que a maioria de seus colegas de faculdade se considerava sortuda por projetar uma casa, Pei se viu envolvido em projetos de arranha-céus, e ele usou essa experiência como um trampolim para criar sua própria empresa, a IM Pei & Associates, montada em 1955 com Henry Cobb e Eason Leonard.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter