Publicidade
Acima, Ai Weiwei com seu filho e sobrinho no Allianz Parque e a marmita que comeu no restaurante A Casa do Porco. Abaixo, Ai Weiwei com Humberto Campana e clique do Copan feito pelo artista chinês || Créditos: Reprodução Instagram

O chinês Ai Weiwei, um dos artistas contemporâneos de maior relevância mundial e engajado na luta pelos direitos humanos, está em solo nacional para uma viagem de pesquisa artística. Não é só a primeira vez dele no Brasil, como também na América Latina, passando por Argentina e o Chile antes de desembarcar em solo nacional. Em São Paulo desde o fim de semana, ele tem feito rolê artsy e repleto de brasilidades acompanhado de Marcello Dantas – curador e diretor de programação da Japan House -, de seu filho, Ai Lao, e de seu sobrinho Cai Luke.

Abaixo, o tour completo do artista.

Sábado 

Ai Weiwei e seu filho em visita à Japan House || Créditos: Reprodução Instagram

No sábado, o grupo liderado por Marcello Dantas deu início ao tour por São Paulo com visita à exposição em homenagem a Toulouse Lautrec no MASP, seguindo depois para a Japan House, ambos na Avenida Paulista.

Domingo 

 

O artista Chinês com a designer Paula Dib no MAM || Créditos: Reprodução Instagram

De manhã, Ai Weiwei e família visitaram o Museu Afro Brasil, a OCA e o MAM no Parque do Ibirapuera. Em meio aos programas culturais, eles almoçaram no Prêt Café, restaurante do MAM. No mesmo dia à tarde, o curador Marcello Dantas levou-os ao Allianz Parque, onde assistiram ao jogo do Palmeiras contra o Atlético Paranaense. Na ocasião, vestiram a camisa do Palmeiras e torceram pra valer. Infelizmente, o time perdeu de 1 a 0. Por lá, cena das mais impagáveis da passagem de Ai Weiwei por aqui: Marcello quis brincar com o artista ao dizer que nos estádios brasileiros eram feitos os melhores “cat barbecues” (“churrasquinho de gato”). O que não imaginava é que Ai Weiwei respondesse: “I love barbecue cat!” (“Eu amo churrasco de gato!”). Ao se dar conta de que na China carne de gato faz parte da culinária local, Dantas percebeu que a piada tinha ido por água abaixo.

Depois do jogo, o domingão terminou em pizza, no Olea Mozzarella Bar.

Ai Weiwei com o filho Ai Lado, a esquerda, e outro garoto que os acompanham na viagem, à direita, no jogo do Palmeiras X Atlético Paranaense nesse domingo, em SP || Créditos: Reprodução Instagram

Segunda-feira 

Ai Waiwai, seu filho Ai Lao, Marcello Dantas e mais almoçando na Casa do Porco, no Centro de São Paulo || Créditos: Reprodução Instagram

O grupo almoçou na Casa do Porco, no centro de São Paulo, onde o artista plástico provou o famoso PF da casa, com leitão a pururuca, couve, feijão preto e farofa. No passeio, o chinês fez questão de fazer uma foto do Copan e postar em seu Instagram. Na sequência, visitaram o Marton Estúdio para novos projetos, e o estúdio dos Irmãos Campana, em Santa Cecília. Abaixo, clique de Ai Weiwei com Humberto Campana no estúdio do designer brasileiro, em São Paulo.

https://www.instagram.com/p/BXgGKC4gAf9/?hl=pt-br&taken-by=aiww

No mesmo dia à noite, visitou o Teatro Oficina, onde se encontrou com Zé Celso. Depois, jantou no novo restaurante de Jun Sakamoto, instalado na Japan House, e terminou a noite com encontro com moradores de rua da Maloca Jaceguai, como foi batizada a ocupação do viaduto Julio de Mesquita Filho.

Zé Celso e Ai Weiwei no Teatro Oficina || Créditos: Reprodução Instagram


Marcello Dantas contou ao Glamurama sobre as impressões do artista: “Ele está muito interessado nas técnicas e no artesanato do Brasil, assim como nas antiguidades e madeiras brasileiras, e está encantado com a comida”. E sua empatia com o país vai além da arte e da gastronomia: “Ele está amando a cor, a intensidade, o afeto das pessoas… Disse que nunca viu nada tão forte assim. Está descobrindo uma coisa muito forte do frescor, da vida, do jeito brasileiro de agir”, completou Marcello. Sobre a comida, ele está encantado.”

Assíduo do Instagram, Ai Weiwei, que já declarou que sua vida virtual tornou-se sua vida real, tem dividido cliques em tempo real de seus passeios por aqui. Para ver o Brasil pelo olhar do artista, siga seu perfil no Instagram!

Nesta terça-feira, Ai Weiwei segue para Paraty, onde vai conhecer uma comunidade de artesãos que produz peças de madeira, além de conhecer algumas ilhas e um pouco da Mata Atlântica. Na quinta-feira, desembarca no Rio e ganha almoço por lá no sábado, chez Frances Reynolds.

Seu próximo projeto no Brasil, esperado para acontecer em 2018, ainda está em desenvolvimento. Seu documentário sobre a crise dos refugiados, “Human Flow”, vai competir no Festival de Cinema de Veneza, que começa no dia 30 de agosto.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 06 de Maio

Dia 06 de Maio

Vivemos tempos difíceis no planeta Terra, com guerras sangrentas, pessoas mal-intencionadas por todos os lados e a crise...

Instagram

Twitter