Dono de obras assinadas por artistas como Gilbert & George, Richard Avedon e o brasileiro Vik Muniz, o top fotógrafo Mario Testino vai vender metade de sua coleção em um leilão que está sendo organizado pela Sotheby’s de Londres e vai acontecer entre os dias 13 e 14 de setembro. O item mais caro que ele vai oferecer é o quadro “SP114”, do americano Sterling Ruby, que terá lance inicial de £ 600 mil (R$ 2,5 milhões).
No total, Testino espera arrecadar pelo menos £ 8 milhões (R$ 33,6 milhões) com o leilão e ele planeja investir o dinheiro em um sonho antigo, uma nova sede do Museu MATE que planeja construir em sua cidade natal, Lima, no Peru. Aos mais íntimos, o fotógrafo tem se queixado sobre as dificuldades para encontrar patrocinadores dispostos a bancar o projeto, lembrando que o museu foi inaugurado em 2013.
Um dos mais disputados profissionais da moda e ele próprio autor de cliques milionários, Testino começou a colecionar trabalhos de outros artistas há 30 anos, em busca de inspiração, e hoje possui mais de mil peças em seu acervo. (Por Anderson Antunes)
- Neste artigo:
- acervo,
- coleção de arte,
- leilão,
- lima,
- Londres,
- mario testino,
- Museu MATE,
- peru,
- Quadro,
- Sotheby's,
- SP114,
- Sterling Ruby,