Interromper a fala de uma mulher é uma atitude tão comum entre os homens que às vezes passa batido. Mas tem até nome – manterrupting – e é considerada uma das muitas manifestações do machismo no dia a dia. Pensando nisso, a BETC – agência do super publicitário Erh Ray – está lançando o aplicativo Woman Interrupted, que detecta quando isso acontece em conversas do cotidiano.
A ideia é que o app seja usado em situações como reuniões de trabalho ou debates, quando interrupções sem motivo podem aparecer. A ferramenta também é capaz de gerar relatórios e mapear em quais países do mundo a mulher está mais sujeita a ter sua fala interrompida, as situações em que isso acontece e quantas vezes.
O problema está longe de ser pequeno e tem grandes efeitos na sociedade. Uma pesquisa feita pelo Credit Suisse entre as 3 mil maiores empresas globais revela que apenas 15% de executivos em altos cargos são mulheres. No cargo de CEO, esse número cai para 3,9%. Os estudos mostram ainda que 75% do tempo de fala em reuniões é tomado por homens. Ou seja: mesmo em posições de sucesso, nem sempre as mulheres são ouvidas.
O aplicativo é gratuito e está disponível para todos os sistemas operacionais. Para baixar já!
- Neste artigo:
- agência,
- APLICATIVO,
- BETC,
- credit suisse,
- Erh Ray,
- Woman Interrupted,