As cineastas Marcela Lordy e Marta Nehring deram um show de solidariedade nesta semana. Em meio a seus projetos, produziram o documentário “Direito à Educação Infantil”, exibido pela primeira vez nessa terça-feira no Teatro Eva Herz para os candidatos à prefeitura de São Paulo e representantes de suas campanhas. O motivo do evento? Pressioná-los a especificarem propostas para problemas como a fila de espera de 106 mil vagas em creche e pré-escola na cidade.
O curta apresenta o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional sobre Educação Infantil (GTIEI), criado em 2013 para acompanhar uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que obriga a prefeitura a criar 150 mil vagas em creches e pré-escola. Além disso, o documentário aborda os processos psicológicos e sociais que são desenvolvidos na etapa da educação infantil e também mostra a importância da creche para a sociabilidade das crianças.
Marcela Lordy já dirigiu filmes como “Ouvir o Rio: uma escultura sonora de Cildo Meireles” e “Aluga-se”. Agora, ela se prepara para dirigir “O Livro dos Prazeres”, seu primeiro longa de ficção, uma adaptação do romance de mesmo nome de Clarice Lispector. O filme será estrelado por Simone Spoladore, Leonardo Sbaraglia e Leandra Leal. Marta Nehring se dedica a dar aulas de documentário na Academia Internacional de Cinema e atua como roteirista de cinema e TV.
O documentário tem roteiro e direção geral de Marta Nehring e direção de Marcela Lordy. Já a produção, é do advogado Rubens Naves, membro do Grupo de Trabalho Interinstitucional sobre Educação Infantil (GTIEI).
Confira abaixo.
- Neste artigo:
- cinema,
- Direito à Educação Infantil,
- documentário,
- Marcela Lordy,
- Marta Nehring,
- teatro eva herz,