Em 2011, a dupla de empreendedores americanos Mark Levine e Michael Dubin se encontrou em uma festa de um amigo em comum. Como ocorre nessas situações, eles começaram a conversar sobre vários assuntos, até que descobriram uma frustração em comum: ambos tinham dificuldade de encontrar determinados aparelhos de barbear em suas cidades e, quando encontravam, os preços cobrados não eram nem um pouco atrativos.
Eles saíram da festa determinados a mudar isso, e se associaram para criar uma empresa que enviasse pelo correio aparelhos de barbear e derivados para aqueles que enfrentavam as mesmas dificuldades que eles. O negócio, batizado Dollar Shave Club, recebeu um aporte de capital de US$ 1 milhão (R$ 3,25 milhões) em 2012, um ano após sua fundação. Ao longo dos anos, outros aportes surgiram, e no ano passado mais de US$ 75 milhões (R$ 243,7 milhões) foram arrecadados com investidores.
O dinheiro foi totalmente investido por eles na empresa, que fechou 2015 com receitas de US$ 152 milhões (R$ 494 milhões) e uma plataforma com 3,2 milhões de clientes ativos, a maioria conquistada através das redes sociais. Resultado: diante de tamanho sucesso, Levine e Dubin receberam nesta semana uma oferta de compra da Dollar Shave Club pela Unilever, por nada menos que US$ 1 bilhão (R$ 3,25 bilhões) em dinheiro, e a transação foi oficializada nesta terça-feira. Nada mal para uma ideia que surgiu de uma conversa rotineira para passar o tempo. (Por Anderson Antunes)
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