Glamurama embarca nesta quinta-feira em uma viagem pelo que há de mais cool na Espanha: vamos rodar o país em busca das dicas mais quentes e insider da coroa da península ibérica. Para o pontapé inicial, nada melhor do que um assunto que nós amamos: música! Esqueça as gaitas, as castanholas e o flamenco; aqui se fala de grandes festivais de música que vão do pop/rock e indie ao jazz clássico. Para marcar na agenda, glamurette!
O que é?
Criado em 1994, o “Festival de Música, Criatividade e Tecnologia de Barcelona” reúne as tendências mais inovadoras da música eletrônica. O Sónar Dia (o festival é dividido em Dia e Noite, que rolam em lugares distintos) tem um perfil mais experimental. Já a versão noturna concentra os nomes de peso do cartaz. Além de ser uma enorme balada – que já reuniu mais de 120 mil pessoas -, conta com exposições de arte multimídia, workshops e o novo Sónar+D, um congresso internacional sobre tecnologia e criatividade do qual participam palestrantes do primeiríssimo escalão.
Quando/onde rola?
Em meados de junho, em Barcelona.
Quem se apresenta?
Pense em New Order, Duran Duran, The Chemical Brothers, Beastie Boys, Massive Atack, Fatboy Slim e Björk. Time de peso!
Festival Internacional de Música y Danza de Granada
O que é?
Inspirado nos concertos sinfônicos celebrados desde 1883 no Palácio de Carlos V, durante as festas de Corpus Christi, e turbinado pelas manifestações culturais que intelectuais como García Lorca, Falla e outros armaram por ali em 1922, o Festival de Granada tomou forma em 1952. Hoje, é uma verdadeira epifania cultural em lugares muito especiais. Palácios e jardins do Complexo de Alhambra, a Catedral de Granada, o Mosteiro de San Jerónimo e a Abadia do Sacromonte são apenas alguns exemplos dos incríveis palcos que recebem, por exemplo, o Ballet do Teatro Bolshoi de Moscou ou a Orquestra Sinfônica de Londres.
Quando/onde rola?
19 de junho a 8 de julho, em Granada
Festival Internacional de Benicàssim
O que é?
O Festival Internacional de Benicàssim, ou FIB, é um dos festivais espanhóis de maior projeção internacional, recebendo numerosos visitantes dos países vizinhos. Realizado anualmente desde 1995 na cidade de Benicàssim, é eclético e segue tendências mais inovadoras. Focado em arte contemporânea independente, o FIB recebe grupos de pop, rock, indie e eletrônica, entre outros estilos, além de atividades como teatro, moda e cinema.
Quando/onde rola?
14 a 17 de julho, em Benicàssim.
Quem se apresenta?
Muse, Massive Attack, Bloc Party, The Chemical Brother e mais.
Festival de Jazz de San Sebastián
O que é?
O Festival de Jazz de San Sebastián, atualmente conhecido como Jazzaldia, é um dos hits do verão da região de Donostia e um dos pontos fortes da oferta cultural da cidade de San Sebastián. Aos 51 anos de idade, o Internacional Jazz Festival toma San Sebástian inteira durante seis dias de julho. São 17 palcos espalhados pela cidade, com shows em lugares como a Plaza de la Trinidad, no coração do centro medieval. Até Gloria Gaynor estará por lá, e de graça. Este é um dos festivais mais democráticos do gênero no mundo; há muitos shows inteiramente gratuitos e outros a preços simbólicos de 5 euros.
Quando/onde rola?
20 a 25 de julho, em San Sebastián.
Quem se apresenta?
Quarteto Ellis Marsalis, o ganhador do Grammy Jack DeJohnette com Ravi Coltrane e Matt Garrison, José James, Diana Krall e mais.