Gilberto Braga completa 70 anos neste domingo. Está em Miami e só volta na sexta para o Rio. Então, por enquanto, nada de festa. Mas não dá pra deixar passar em branco, né? Para comemorar a data, elegemos os sete personagens mais emblemáticos da carreira do novelista. Vem ver se você concorda com a nossa seleção, glamurette!
Maria de Fátima
A vilã do fenômeno de audiência “Vale Tudo” [1988], vivida por Gloria Pires, era tão malvada, tão malvada que não poupava a própria mãe [Regina Duarte]. Era do tipo ambiciosa, e passava por cima de todo mundo para subir na vida. No começo da história, vendeu a casa que seu avô deixou para as duas e a mãe ficou sem ter onde morar.
Odete Roitman
Da mesma novela, a personagem de Beatriz Segall era uma rica empresária que gostava de manipular a vida de quem estava em volta. Foi assassinada com três tiros na véspera do Natal e a trama parou o país com a pergunta: “Quem matou Odete Roitman?”. A ideia de fazer mistério sobre esse tipo de crime e só revelar o culpado nos últimos capítulos é repetida até hoje.
Julia de Souza Matos
A protagonista de “Dancin’ Days”, de 1978, interpretada por Sonia Braga, era uma ex-presidiária humilhada pela família que se envolveu com um milionário, ganhou um banho de loja na Europa e mostrou sua volta por cima dançando horrores na boate “Dancin’ Days”. A novela lançou muitas modas, como as meias de lurex
Maria Lúcia
A mocinha de “Anos Rebeldes” [1992], papel de Malu Mader, viveu um romance com o personagem de Cassio Gabus Mendes, tendo o regime militar como pano de fundo. O rapaz era militante – assim como o pai dela -, o que dificultava o romance dos dois, principalmente quando ele decidiu entrar para a luta armada.
Bebel
A prostituta interpretada por Camila Pitanga roubou a cena em “Paraíso Tropical” [2007]. Mesmo tendo fortes desvios de caráter, ela era alegre e foi a personagem mais querida da novela. Conquistou todo mundo com seu bordão “cueca maneira”, que dizia para seu affair, o grande vilão da história, Olavo [Wagner Moura].
Renato Mendes
Inescrupuloso, o vilão de Fábio Assunção em “Celebridade” [2004] era sobrinho de Lineu, o rico empresário da trama, e sonhava em assumir a presidência do Grupo Vasconcelos. Para isso, queria destruir a mocinha, Maria Clara [Malu Mader], queridinha de Lineu. Com esse objetivo, se aliou a Laura [Claudia Abreu], que conseguiu tirar toda a fortuna de Maria Clara. Ao perceber que Laura está apenas o usando, a força a casar com ele, através de uma chantagem. Assim, Renato conseguiu ir morar em sua mansão. A partir daí, foi um campeonato de quem maltratava mais o outro.
Teresa
A personagem de Fernanda Montenegro em “Babilônia” [2015] viveu um relacionamento homossexual na maturidade, ao lado de Estela [Nathalia Timberg]. As duas deram um beijo logo no início da trama, que sofreu boicote de setores mais “tradicionais” e religiosos da sociedade. A novela teve a média de Ibope mais baixa da história do horário nobre da Globo, mas isso não diminui o trabalho de Fernanda e a importância do papel.
- Neste artigo:
- giçberto braga,
- Globo,
- maria de fátima,
- novela,
- personagens,