Uma banda de Goiás que toca rock psicodélico e é mais conhecida nos Estados Unidos do que no Brasil? Sim, a trajetória do Boogarins é tão maluca quanto seu som. Natural de Goiânia, o quarteto nasceu em 2012, após os amigos de infância Benke e Dinho se juntarem para formar uma banda. Com forte influência da música dos anos 60 e 70, os quatro integrantes do grupo não se importam em fazer um som datado, mas que não é necessariamente velho. Com muitos efeitos nas guitarras e vozes, a música dos Boogarins lembra muito uma mistura de Mutantes com Jimi Hendrix em baixa rotação.
O primeiro CD da banda foi gravado em 2013 na casa dos próprios músicos, e a divulgação foi feita através do clássico “porta a porta cibernético”: disparando emails para gravadoras e produtores ao redor do planeta. A estratégia deu frutos, e o selo americano Other Music Recording se interessou pelo “tropicália revival” dos goianos. Foi assim que o CD “As Plantas que Curam”, gravado amadoristicamente em Goiânia, foi lançado nos Estados Unidos e rodou o mundo.
Eles já tocaram em grandes festivais de música alternativa como o SXSW e abriu para bandas como Of Montreal. Com contratos no exterior, a banda acabou não fazendo divulgação no Brasil e ainda é uma desconhecida no cenário nacional, mas aos poucos vão fazendo seu nome por aqui. O primeiro CD está perto de ser lançado por selo independente no Brasil. Enquanto isso eles vêm preparando seu segundo disco, “Manual”, enquanto passa por longa turnê na Europa.
- Neste artigo:
- Achado da Semana,
- Boogarins,
- enjoy,
- psicodélico,