Stella McCartney completa 44 anos neste domingo, e muito além de ser filha de um dos maiores astros da música de todos os tempos, ela mostrou que conseguiu – com muito mérito – construir sua própria carreira no mundo da moda. Visionária e empreendedora, Stella é dona da marca que leva seu nome e que é conhecida mundialmente pela sua preocupação com a natureza: ela não usa pelo nem couro de animal em nenhuma de suas criações e se preocupa até com o método de produção dos seus fornecedores. Em homenagem a ela, elegemos cinco lições que podemos aprender com a musa do eco-friendly. Se liga!
1. Xô prepotência! – Paul McCartney sempre quis que seus filhos tivessem uma vida normal – apesar de sua fama estrondosa. Por isso, Stella e seus irmãos frequentaram durante a infância várias escolas estaduais em East Sussex, no interior da Inglaterra.
2. Trabalho duro – Dedicada aos estudos, Stella McCartney saiu da escola pública para ingressar na prestigiada Central Saint Martins, uma das faculdades da Universidade das Artes de Londres. Ela se formou em moda em 1995, mas já tinha muita experiência no mundo fashion: seu primeiro estágio foi aos 15 anos, quando foi trabalhar na linha de alta-costura de Christian Lacroix.
3. Sem medo das críticas – Em 1997, pouco tempo depois de se formar, Stella foi contratada para ser diretora criativa da Chloé, ocupando o lugar que era de Karl Lagerfeld, que ficou chocado na época com a escolha e chegou a declarar que a marca “devia ter escolhido um nome maior. Eles fizeram, mas na música, e não na moda. Vamos torcer para que ela seja tão talentosa quanto o pai”. Apesar do ceticismo inicial, as criações de Stella para a Chloé foram um sucesso tanto de crítica quanto comercial, calando a boca das inimigas. Ponto pra ela!
4. Eco-friendly – Em 2001, Stella McCartney lançou sua própria marca e desfilou sua coleção em Paris. Nenhuma de suas criações nunca usou pele ou couro de animais, já que ela é uma das vegetarianas mais famosas do mundo e grande apoiadora de ONGs a favor da natureza e dos animais. Desde 2010, todos os sapatos da sua marca usam solas biodegradáveis, e até sua linha de lingerie é feita com materiais reciclados (para fivelas e fechos) e algodão orgânico.
5. Empreendedorismo – Com o sucesso de sua própria marca, que é comercializada em mais de 600 pontos de venda em 70 países, Stella deu seu próximo passo e em 2003 lançou seu primeiro perfume, Stella, e em 2004, começou sua bem-sucedida parceria com a Adidas, que agora já uma das linhas mais disputadas e tradicionais da marca de esportes. Em 2005, foi a vez de fazer uma parceria com a H&M, na qual a coleção também trazia materiais eco-friendly.
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