Os Estúdios Quanta, na Vila Leopoldina, em São Paulo, foram invadidos por tops, estilistas, maquiadores, cabeleireiros e toda a turma fashion, nessa quinta-feira. O motivo? O desfile final do SENAI Brasil Fashion, projeto que valoriza a profissionalização na moda brasileira. Uma das anfitriãs, a apresentadora Mari Weickert deu o tom da noite: “Hoje, nove jovens talentos apresentam suas coleções sob o tema A Influência do Mundo no Brasil. Os nove finalistas do SENAI desfilaram três looks cada: conceito, prêt-à-porter e streetwear.
As mini-coleções foram sabiamente monitoradas por Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga, e desfiladas por algumas das maiores tops do Brasil: Carol Trentini, Ana Beatriz Barros, Luciana Curtis, Izabel Goulart, Cintia Dicker, Laís Ribeiro, Vivi Orth, Isabeli Fontana e Bruna Tenório. Os looks e detalhes finais? Vem com a gente!
Estilista: Amanda Castro
Mentor: Ronaldo Fraga
Tema: Casamento Metafórico
Inspiração: A história de um casamento entre um colono ucraniano e uma colona alemã que foram para o Paraná no final do século 19. A união entre duas culturas.
Tops: Cintia Dicker, Cris Herrmann e Brenda Pivatto
Estilista: André Fortes
Mentor: Alexandre Herchcovitch
Tema: Coberto pelos Descobridores
Inspiração: Os colonizadores portugueses trouxeram a religião católica que se sobrepôs à cultura dos índios. Um resgate à ancestralidade original, que marcava e enfeitava o corpo e se cobre com as vestes do catequizador.
Tops: Ana Beatriz Barros, Mariana Coldebella e Kamila Hansen
Estilista: Jéssica Cerejeira
Mentor: Ronaldo Fraga
Tema: Habite-me
Inspiração: O universo kitsch do submundo dos cabarés do Rio Grande do Norte. O foco é o período que marca a chegada norte-americana no RN, durante a Segunda Guerra Mundial. A coleção se baseia na história autoral “Menina de Maria é Boa”.
Tops: Vivi Orth, Daiane Conterato e Mariane Calazan
Estilista: Laís Alves
Mentor: Alexandre Herchcovitch
Tema: Afropunk
Inspiração: Estados Unidos, anos 90, início do movimento afropunk e a participação de negros no cenário punk e alternativo.
Tops: Laís Ribeiro, Carmelita e Mahany
Estilista: Michel Cardoso
Mentor: Lino Villaventura
Tema: Barroco de Lírios
Inspiração: A influência do Barroco português na cultura brasileira. O foco foi na Igreja São Francisco da Penitência, no Largo da Carioca, Rio de Janeiro.
Tops: Carol Trentini, Alicia Kuczman e Amanda Fiore
Estilista: Natália Menezes
Mentor: Ronaldo Fraga
Tema: Tomie
Inspiração: Para comemorar o centenário da imigração japonesa em BH, foi inaugurado o Jardim Japonês, que serviu como ponto de partida para a criação. Tomie Ohtake foi a principal referência da coleção.
Tops: Bruna Tenório, Marcelia Freesz e Nathalia Moreira
Estilista: Sabrina Bublitz
Mentor: Lino Villaventura
Tema: Costurando Raízes
Inspiração: A vasta união cultural existente no Brasil, as múltiplas áreas de influência de uma cultura em um povo – costumes, gastronomia, músicas, etc
Tops: Luciana Curtis, Flávia Lucini e Debora Muller
Estilista: Tiago Prado
Mentor: Lino Villaventura
Tema: Ismael e Adalgisa
Inspiração: O artista paraense Ismael Nery, que sofreu influência do expressionismo alemão do século 20
Tops: Izabel Goulart, Paolla Rahmeier e Taila Berwig
Estilista: Willame Knowles
Mentor: Alexandre Hercovitch
Tema: A Alta-Costura do Chifre Furado
Inspiração: A valorização da mão de obra artesã. Como é feita, com o que, como agrega requinte e sofisticação às peças feitas com material rústico.
Tops: Isabeli Fontana, Larissa Marchiori e Elle Ferraz