Yoko Ono, ao lado de Bono e The Edge, da banda U2, inaugurou nessa quarta-feira na ilha de Ellis, próxima da Estátua da Liberdade, um painel gigante em homenagem a John Lennon. Yoko fez um discurso pela paz e relembrou John: “Este é um dia feliz para nossa família. Nosso John é reconhecido pela cidade que tanto amou”.
Ela também pediu para que todos se esforcem para tornar realidade o refrão da música “Imagine”, que pede um mundo no qual todos possam viver em paz. O painel desenhado pelo artista tcheco Peter Sis representa a ilha de Manhattan como um submarino amarelo pilotado por John Lennon.
O lugar escolhido para abrigar a obra, a ilha de Ellis, durante muitos anos foi o principal ponto de entrada da imigração aos Estados Unidos e que representa a compaixão do país com as pessoas que deixavam seus lares em busca de uma vida melhor. A ideia de criar o painel foi da Anistia Internacional, que recebeu a autorização de Yoko para gravar versões das canções de Lennon. Com isso arrecadou US$ 5 milhões (R$ 17 milhões). Bono, The Edge e o empresário musical Jimmy Lovine doaram a obra para a Anistia Internacional. A obra fica exposta até 14 de agosto.
A data para a inaguração da obra também não foi à toa. Dia 29 de julho é o Dia de John Lennon em Nova York.
[galeria]3109001[/galeria]
- Neste artigo:
- bono,
- homenagem,
- Ilha de Ellis,
- Imagine,
- John Lennon,
- painel,
- Peter Sis,
- the edge,
- U2,
- Yoko Ono,