O Oscar dos filmes independentes foi entregue nessa segunda-feira, em Nova York. E serviu para aumentar a lista de possíveis candidatos à premiação que acontece, de fato, em Los Angeles, em fevereiro de 2012. Na esteira do tapete vermelho do Gotham Independent Film Awards, que aconteceu no badalado Cipriani, em Wall Street, o tom foi de bolsa de apostas para a estatueta dourada mais cobiçada da indústria cinematográfica.
* O discurso entre os indicados, porém, manteve-se na esquiva. Felicity Jones, que vem sendo apontada como uma das possíveis concorrentes por sua atuação em "Like Crazy", levou o prêmio de atuação. "Foi uma surpresa, de fato. Não esperava e não espero mais do que isso", disse ao Glamurama. Com a mesma entonação saiu-se Matthew Lillard, outro que vem sendo falado por sua interpretação em "The Descendants", estrelado por George Clooney. "É uma coisa boa [ser cogitado], mas ainda é cedo."
* Já ao fim da premiação, era chegada a hora da entrada do melhor filme. E quem levou? Surpresa: empate. "A Árvore da Vida", de Terrence Malick e protagonizado por Brad Pitt – ausência sentida no evento -, dividiu a estatueta com "The Beginners", dirigido por Mike Mills e com grandes chances de lembranças no Oscar.
* O Gotham Independent Film Awards ainda teve uma sessão de homenagens, que direcionou tributos a Gary Oldman e Tom Rothman, além de David Cronenberg e Charlize Theron. Esta última chegou arrasando quarteirões com um conjunto Gucci, mas deixou a desejar no quesito simpatia. Depois de passar como um flash pelo red carpet, cercada de assessores, a atriz limitou-se a dizer que se sentiu "muito honrada" com a homenagem, sem mais demonstrações.
* Já o veterano Cronenberg deu a lição: "Acho que a melhor coisa de chegar a essa fase da vida é não ter medo algum de fazer o que quero". Ele, aliás, voltou a rasgar seda ao ator Robert Pattinson, da série "Crepúsculo", que estrela sua próxima produção, "Cosmopolis", que será rodada em Nova York. "Ele é brilhante, muito talentoso", elogiou o diretor.
* Passava das dez da noite em Nova York e algumas poucas celebridades, como o cineasta Ang Lee, de "O Segredo de Brockeback Mountain", e os atores Patton Oswalt e Tilda Swinton circulavam pelo salão entre vinhos e champanhes. Na saída, paparazzi e fãs.
Por Pedro Henrique França, de Nova York
- Neste artigo:
- Gotham Independent Film Awards,