Após seis anos sem expor no Rio, Efrain Almeida, artista cearense radicado na cidade, abre a inédita “Uma pausa em pleno voo”, nesta quinta-feira, no Paço Imperial. Com duas instalações, esculturas, aquarelas, bordados e porcelana, a exposição, que conta com curadoria Marcelo Campos, terá esculturas de bronze substituindo a madeira, matéria-prima marcante na produção anterior do artista. A madeira continua apenas como molde para a fundição em metal.
Na instalação “Uma coisa linda”, 150 pássaros de bronze policromado nas cores preto, branco e vermelho são distribuídos pelo piso da galeria. O conjunto faz referência à cena do pouso de um bando desses pássaros, no quintal da casa dos pais de Efrain, no sertão do Ceará – o bando havia sumido da região por um tempo. Já a instalação “10 Hummingbirds” tem dez beija-flores, também de bronze, fincados na parede da galeria pelo bico.
*
A obra de Efrain Almeida está em importantes coleções públicas, como a do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, no Recife, Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Centro Galego de Arte Contemporânea, em Santiago de Compostela, na Espanha, ASU Art Museu, nos Estados Unidos, MoMa, em Nova York, e Toyota Municipal Museum of Art, no Japão. Siga a seta e confira algumas das obras que estarão na exposição.
[galeria]2972811[/galeria]
“Uma pausa em pleno voo”
Abertura: quinta, 2 de julho, às 18h30
Exposição: 3 de julho a 13 de setembro de 2015 – Terça a domingo, das 12h às 18h
Onde: Paço Imperial – Praça 15 de Novembro 48 – Centro – Rio de Janeiro
Entrada gratuita
- Neste artigo:
- arte,
- Efrain Almeida,
- paço imperial,
- Uma pausa em pleno voo,