Depois de anos de pesquisa de mercado, a Piaget inaugura sua primeira boutique na América Latina. O país escolhido foi o Brasil e a cidade, São Paulo. Philippe Leopold-Metzger CEO mundial da maison veio a São Paulo especialmente para a inauguração. Antes de receber os convidados no espaço de 63m² da nova loja, localizada no piso térreo do Shopping Cidade Jardim, ele recebeu PODER na suíte em que está hospedado no hotel Fasano para uma entrevista exclusiva. Na pauta, o crescente mercado de luxo no Brasil.
PODER: Por que o Brasil?
Philippe Leopold-Metzger: Há tempos sabemos que se trata de um país em expansão e, no geral, marcas de luxo estão sempre buscando novos territórios. Na América Latina, nossos mercados mais fortes têm sido a Argentina e o Uruguai nos últimos 20 ou 30 anos, mas optamos pelo Brasil pelo crescimento do segmento de luxo – e também porque as leis mudam muito na Argentina e no Uruguai, o que não acontece aqui. Também gostamos do México, mas, por uma questão de segurança – nossa e de nossos clientes – não nos sentimos confortáveis em abrir uma boutique lá. Além disso, os brasileiros estão sempre viajando para Miami ou Paris, por exemplo, onde são clientes fieis da Piaget. Achamos que era a hora de estar mais perto, estreitar essa relação.
PODER: A Piaget vai adotar alguma estratégia especial para cá?
Philippe Leopold-Metzger: Não. Entramos no mercado brasileiro depois da Segunda Guerra Mundial de forma terceirizada e sempre seguimos a estratégia internacional. Os clientes de marcas de luxo não querem produtos específicos de seus países, mas sim produtos que carreguem o DNA da marca, que é internacional. Muitas marcas de luxo criam coleções regionais especiais, mas a Piaget não pretende fazer isso. Sempre oferecemos os mesmos produtos em todos os lugares do mundo porque acreditamos que se uma marca vai se adaptando aos mercados em que entra, começa a perder sua identidade. E manter nosso DNA é a nossa maior premissa.
PODER: Isso explica o sucesso da Piaget há mais de um século?
Philippe Leopold-Metzger: Acho que sim. É o que eu disse: se você se adapta demais, começa a perder identidade, seu touch. No Brasil, talvez por causa do clima, as pessoas gostam de relógios mais esportivos, maiores, e a Piaget é uma maison famosa por fabricar relógios com as caixas mais finas do mundo. Mas isso não nos preocupa porque acreditamos na nossa marca.
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