Foi com Tadej Brdnik, primeiro bailarino da companhia de dança contemporânea Martha Graham, que o fotógrafo Guilherme Licurgo teve o contato inicial com o universo que o deixou “louco e intrigado”. Um ensaio com Brdnik na praia no Rio acabou gerando um estudo de quatro anos, quando Licurgo acompanhou turnês da companhia pelo mundo, fotografando bailarinos e figurinos do grupo, estes sempre assinados por nomes como Donna Karan, Oscar de la Renta e Halston.
Só que o fotógrafo quis ir ainda mais longe, saiu do palco, foi para cenários ao ar livre e transgrediu os figurinos criando uma imagem nova, “às vezes eu só joguei a roupa e não a vesti, ou um vestido foi colocado na cabeça”. O resultado de tudo isso -com fotos em lugares que vão de Arraial do Cabo, no litoral do Rio de Janeiro, até a Grécia, passando por Itália, Nova York, Espanha, Turquia e São Paulo- é o livro “Desert Flower”, que será lançado nesta terça-feira na Galeria Lume, com exposição das fotos em cenário montado pelo artista: “Fiz um deserto, com areia no chão”.
O livro (pela Luste Editores) é item de colecionador, uma caixa que contem não só o livro principal, o “Desert Flower”, mas também outro menor de nus, o “Body Seeds”, com lâminas soltas, além de um pôster e um flip book. Confira algumas das fotos.
[galeria]2556421[/galeria]
Em tempo: Martha Graham (1894-1991) foi uma bailarina americana que revolucionou a dança contemporânea. Sua companhia continua difundindo o legado.
Lançamento do livro e abertura da exposição “Desert Flower”, de Guilherme Licurgo
Onde: Galeria Lume – Rua Gumercindo Saraiva, 54 – Jardim Europa, SP
Quando: 14 de abril, das 19h às 23h
- Neste artigo:
- Galeria Lume,
- Guilherme Licurgo,
- Livro "Desert Flower",
- Martha Graham Dance Company,