Renato Amoroso, um dos diretores da O2 Filmes, vai revelar o universo do jovem mestre budista Denma Gonsar Rinpoche, do Tibet, de apenas seis anos, na exposição “Menino de Ouro”. A mostra, que será inaugurada no próximo dia 7 na Praça Victor Civita e conta com apoio da O2 Filmes e da revista “National Geographic” – que vai publicar parte do material na edição de abril, reúne cerca de 80 imagens realizadas durante a viagem de Amoroso ao Tibet, nas quais mostra o entronamento do jovem mestre.
A cerimônia de entronamento é dividida em duas partes. A primeira é fechada apenas para os monges e reuniu 4 mil religiosos vindos de diversos monastérios. “Existia uma tensão muito grande no ar, pois o menino era tratado como chefe de Estado. Às 4h, o pequeno Lama chegou, fez as prostrações diante do trono, subiu e olhou para todos aqueles monges como se fosse o mestre deles há muitos anos. Ele não se comportou como uma criança. Se fosse uma criança normal, iria obviamente espanar”, conta.
O diretor ainda conta que o menino declamou de cor uma reza de 15 minutos. Mais tarde ele repetiria a mesma postura e recitaria mais uma vez essa longa reza, na frente de 100 mil pessoas, do lado de fora do monastério. “Achei aquilo bastante impressionante, o controle, a disciplina, o desprendimento, a postura e a memória dele não tinham nada a ver com uma criança. Por isso eu digo: se eles realmente acharam a reencarnação do grande Mestre Denma Gonsar eu não posso afirmar, mas certamente eles acharam uma criança muito diferente”, finaliza o diretor. Confira abaixo imagens da exposição.
[galeria]2439581[/galeria]
- Neste artigo:
- budista,
- exposição,
- Fotografia,
- monge,
- O2,
- Renato Amoroso,
- tibet,