Na semana que passou, Júpiter entrou em Aquário e lá permanecerá por um ano, trazendo prosperidade e expansão a temas como ciência e tecnologia, eletro-eletrônica, energia, telecomunicações, educação à distância, incremento nas discussões filosóficas e políticas que promovam justiça social e beneficiem a coletividade. O mundo diminui de tamanho porque as fronteiras geográficas se diluem através da expansão dos equipamentos sem fio, de maior acesso por parte de novos contingentes populacionais à tecnologia e à informação. O mundo é de todos e ao mesmo tempo de ninguém. Democracia, liberdade, descentralização e direitos humanos são os pilares-chaves do período. Com a aceleração da realidade e a explosão da virtualidade seremos convocados a dar saltos quânticos em nossas vidas, mentes, idéias, ações e atuações para garantir inclusão na contemporaneidade.
Houve Lua Cheia no céu de ontem, às 1h35, no eixo Capricórnio/Câncer. Este é primeiro momento mais ameno desde a passagem do ano. A urgência, a contundência e a pressa dão lugar à necessidade de ponderação, de se fazer acordos e de planejar o futuro, que será acelerado a partir da Lua Nova de Aquário que entra no final do mês. Use as próximas duas semanas para estabelecer planos e metas de como agir no futuro próximo e ao longo deste ano.
Mercúrio, o planeta que rege nossa capacidade de pensar, trocar e nos comunicar, os meios de transporte e de comunicação, o comércio e os estudos, cursos, textos, documentos, papéis, publicações e outros, entrou em retrogradação ontem e assim estará até 31 de janeiro. Retrogradar é como "andar para trás", o que na prática significa que os temas que ele rege ficam desprovidos de sua regência por aquele período, como se este "deus estivesse de férias", podendo nos acarretar dificuldades de entendimento, de comunicação e expressão verbal, mal-entendidos, informações truncadas; problemas com os meios de comunicação e transporte, grandes engarrafamentos, panes nos automóveis, quebra de aparelhos, computadores, problemas nos sistemas e nos processamentos, desligamentos de linha, além de queda das vendas no comércio em geral.
Mercúrio estará retrogradando no primeiro decanato de Aquário e no terceiro de Capricórnio, afetando os nativos daqueles signos e também os de Leão, Touro, Escorpião, Áries, Câncer e Libra.
Desejo a todos uma boa semana!