O filme “À Deriva”, de Heitor Dhalia, que estreia amanhã, se passa em 1987. Década que nunca sai de moda, os anos 80 aparecem no filme de um jeito bem mais light (mais possível e mais moderno) do que a gente está acostumado a ver na passarela. O guarda-roupa é assinado por um estilista, Alexandre Herchcovitch, que criou para o núcleo adolescente um não-figurino, looks que deixam os atores brilharem mais que as roupas. Em comum estão os tons bem lavados, listras e muito debrum. Todos os looks jovens do filme têm um debrum, no biquíni, nos shorts, na camiseta….detalhizinho muito 80. O filme, uma história de conflito familiar durante as férias em Búzios, não tem perfil dramático dos dois primeiros filmes de Heitor (“Nina” e “O Cheiro do Ralo”) mas agrada pela sinceridade poética. E pelo ótimo casting que inclui Vincent Cassel, Deborah Bloch, Camilla Belle e a descoberta lindíssima Laura Neves.
* Em 1987 o celular ainda não participava do nosso dia-a-dia o que só foi acontecer na metade dos anos 90. Pois os anos 80 continuam na moda, mas o celular entrou, revolucionou e saiu. Sou obrigada a dizer que o celular morreu. Saiu de moda. Foi ultrapassado. Num usa mais. O que tá usando agora é smartphone (o melhor é o da nokia e71). Mais fashion ainda se for blackberry (pessoa mais clássica) e iphone (pessoa mais conectada). A morte do celular começou a ser anunciada quando, no meio dos anos 2000, o Blackberry libertou o email do computador. O email incrementou o mobilephone e o celular nunca mais foi o mesmo. O enterro se deu no surgimento do Iphone 3G, no ano passado. Com o Google, Youtube e toda a Web na palma da mão… quem quer um aparelhinho que só faz e recebe ligações e mensagens de texto? Celu ficou obsoleto… e seu caminho é desaparecer da Terra assim como o telex. Nokia, Motorola, Sansung são marcas com expertise imenso que tiveram uma década se esbaldando… mas agora, tá dificil. Em um jantar dia destes na casa de um publicitário, quase cai da cadeira: todos os 8 convidados tinham o mesmo aparelho de Blackberry (o Bold)! Isto é moda! E moda é união, e união é força.
* Os anos 80 ficam, os celulares se vão e o que vem por ai? O tal do Tumblr. União de twitter + blog, o Tumblr facilia a vida dos conectados. Tumblr é um blog mais moderno, com interface mais prática, permite que você siga e seja seguido. Ele linka tudo: seu twitter com seu Facebook e com Flickr etc… Tem aplicativo oficial para o Iphone também!!! Ele tem tipo dois anos então ainda tem pouca coisa fashion. Um legal só de sapato é este http://loveshoes.tumblr.com/. A busca pelo diretório de tumblrs é bem legal também. Busquei Prada, por exemplo, e olha o que veio: http://www.tumblr.com/search/prada.
* Moda é mais que roupa. Moda é representação do nosso tempo.
* Não percam o próximo Papo-Furado, com JP e Ale, direto da Casa Glamurama, na terça-feira, as 16h. Beijos amores!!!
Por Alexandra Farah
- Neste artigo:
- Moda,