Publicidade

SÚPLICAS ATENDIDAS

Truman Capote (1924-1984), pai do romance de “não-ficção”, mais tarde consagrado como “new journalism”, ao morrer, deixou inconcluso o livro “Súplicas Atendidas” (“Answered Prayers”, no original), com apenas três capítulos, e que acaba de chegar ao Brasil numa publicação da editora L& PM, com tradução de Guilherme da Silva Braga. Ao assinar, em janeiro de 1966, o contrato com a editora Random House para a publicação dessa obra, Capote disse que pretendia escrever um novo “Em Busca do Tempo Perdido”, a obra-prima de Proust.

* “Súplicas Atendidas” parte de uma cena banal: P. B. Jones, o protagonista-narrador, lê numa revista o pensamento de uma criança de oito anos e mergulha em suas lembranças. A partir daí, o universo de ricos e celebridades da Europa e da costa leste dos Estados Unidos – do qual Capote era íntimo – é dissecado por meio de uma narrativa sarcástica que trata de relações homossexuais, prostituição, drogas, ascensão social à custa de artimanhas. Dois capítulos do que viria a ser o romance foram publicados na revista norte-americana "Esquire", o que levou Capote a ser execrado pelos amigos da alta sociedade que se reconheceram entre os personagens. “Chocantemente repugnante e completamente difamatório”, afirmou, por exemplo, Tennessee Williams. E “Capote morde as mãos que o alimentam” foi o comentário da “New York Magazine”. Na verdade, não se sabe se Truman Capote concluiu o livro, como ele chegou a declarar.

* O fato é que os originais completos nunca foram encontrados. Antes de morrer, ele entregou a uma amiga a chave do cofre onde estaria guardada a versão integral da obra, mas três anos após sua morte, foram publicados apenas três capítulos. A leitura de “Súplicas Atendidas” vale mais pela curiosidade, e, claro, por ser um texto de Truman Capote, apesar de ele ter escrito obras muito melhores como o célebre “A Sangue Frio” (Cia. das Letras) – a reportagem sobre a história da morte de toda a família Clutter, em Holcomb, Kansas, e dos autores da chacina, que se tornou marco do jornalismo literário.

ADIADA

A 13ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo (RS), que aconteceria de 24 a 28 de agosto, será adiada em razão da gripe A. A nova data do evento ainda não foi definida.

Por Anna Lee

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter