CAFÉ COM LETRAS
Durante a XIV Bienal do Livro do Rio, que vai até o dia 20 deste mês, acontecerá uma programação intensa de palestras e bate-papos entre autores no Café Literário. Nesta sexta-feira, 11, às 19 horas, por exemplo, o público poderá assistir e participar de uma conversa entre o escritor israelense David Grossman e o jornalista brasileiro Bernardo Ajzenberg.
* Grossman é autor de destaque em Israel por seus livros jornalísticos a respeito de questões políticas, especialmente sobre a relação de seu país com a Palestina. Ele está no Brasil para lançar o livro“A Mulher Foge”, que acaba de sair pela Cia. das Letras e trata da história de uma mãe que tenta evitar a morte do filho, tripulante de um tanque na ofensiva de Israel contra os territórios ocupados – fato similar ao que aconteceu com o próprio escritor, que perdeu seu filho em 2006.
* Orah e Avram (Abrão), os protagonistas de “A Mulher Foge”, são nomes primordiais. Abrão, o nome do patriarca do judaísmo antes da aliança com Deus, e Orah, derivação feminina de “luz”, a primeira entidade criada no Gênesis sobre o céu e a terra. E é no território do primordial que esse romance acontece, em meio a uma caminhada sem rumo pela Galileia. Por temer receber a notícia da morte do filho, que serve no exército, Orah foge para o norte de Israel, levando consigo Avram, um amigo e antigo amante que conheceu quando jovem no setor de isolamento de um hospital e que, mais tarde, foi severamente torturado pelos egípcios na guerra de Yom Kipur, em 1973.
MAIS DICAS
Outros eventos interessantes acontecerão no Café Literário:
Sábado, 12
* “Quarenta Anos Formando e Encantando Leitores”, com Ana Maria Machado e Ruth Rocha, às 15h30.
* “O Abismo da História na Ficção”, com David Grann e Daniel Piza, às 17h.
Domingo, 13
* “Emoção e Trabalho na Criação Literária”, com Eli Gottlieb e Adriana Lisboa, às 14h.
* “Escrever Entre Dois Mundos”, com Thrity Umrigar, às 18h30.
Sexta-feira, 18
* “Brasil Ontem e Hoje”, com Laurentino Gomes e Isabel Lustosa, às 16h.
Sábado, 19
* “Ficções e Realidades nas Visões de Brasil e EUA”, com Larry Rother e Roberto Da Matta, às 17h.
* “Mixagens Pós-Nacionais”, com Joseph O’Neill e Arthur Dapieve, às 18h30.
Domingo, 20
* “A Política Entre a Ficção e a Realidade”, com Carlos Heitor Cony e Sérgio Rodrigues, às 17h.
* “Biografando a Canção”, com Ruy Castro e Paulo César Araújo, às 20h.
Confira toda a programação no site da Bienal.
por Anna Lee
- Neste artigo:
- Livraria da Vila,