Às voltas com a elaboração de um novo concurso de design nacional, Houssein Jarouche, o nome por trás da badalada loja de design MiCasa, bateu um rápido bate-papo com Glamurama. Na pauta, um pouco de tudo sobre a cena do design brasileiro e, claro, como será a premiação que deve rolar em fevereiro de 2010. Confira:
* Como você percebe o design no Brasil hoje?
"Estamos vivendo o grande momento do design. O Brasil está reconhecido na arquitetura, nas artes… Agora é a hora do design acontecer. As pessoas estão mais voltadas para o assunto, para a ideia de que é possível viver melhor por meio do bom design. Isso sem falar no caráter emocional e a capacidade de resgatar nossas lembranças."
* Como é a curadoria da MiCasa?
"Compro de acordo com o meu olhar. A MiCasa não vende apenas mobiliário. A ideia é transmitir informação. Congregar no mesmo espaço produtos das melhores marcas internacionais, garimpos e design brasileiro."
* Como é o consumo do design no país?
"Consigo perceber uma reação do mercado. Hoje as pessoas têm o hábito de ficar cada vez mais em casa, e por isso a necessidade de um espaço de qualidade, que proporcione bem-estar, é bastante presente. Isso mexe com a autoestima."
* A produção nacional está crescendo?
"Falta a democratização, a possibilidade do design acessível. A indústria brasileira desacreditou na produção nacional, que de certa forma acabou perdendo a identidade. E hoje o grande desafio é aproximar as grandes e pequenas indústrias dos novos designers."
* Como é a ideia do concurso?
"Queremos dar oportunidade aos novos talentos. E, de alguma forma, recuperar nossa identidade e incentivar o reconhecimento internacional. O concurso é aberto para todo o Brasil por meio do site da MiCasa, em duas categorias: profissionais e estudantes. Os finalistas vão concorrer a prêmios em dinheiro e também a uma viagem para a sede da Vitra na Alemanha."
- Neste artigo:
- design,
- Glamurama entrevista,
- Houssein Jarouche,
- Vitra,