Terminou depois das 22h30 desta quinta-feira a palestra de Joyce Pascowitch na Casa do Saber, em São Paulo, para uma sala lotada e interessadíssima. Foram duas horas e meia de “contação” de histórias da vida pessoal e profissional da jornalista, arrecadadas ao longo de 30 anos de carreira.
* Ela falou de tudo um pouco: dos 14 anos que comandou e assinou uma coluna no maior jornal do país, “Folha de S.Paulo”, dos seis anos em que trabalhou na Editora Globo, dos oito anos em que foi comentarista da Globo News, do momento em que apostou todas as fichas na internet e, claro, da fase atual.
* Alguns segredinhos de Joyce? Entre tantos: é que “o importante não é acertar o alvo, mas o trajeto percorrido entre a flecha e o alvo” e que “ética vem acima de tudo”. Máximas que ela aprendeu na vida e fez questão de repassar à plateia. Curiosidades? Que Joyce, se não fosse jornalista, seria arquiteta ou paisagista. Aliás, ela é, inclusive, formada em desenho industrial. Mas que sua verdadeira paixão sempre foi, é e será o jornalismo.
* O encontro desta noite fez parte do curso “Grandes Jornalistas”, capitaneado por Mario Vitor Santos, e que conta, além de Joyce, com outros quatro nomes de peso do jornalismo nacional: Otavio Frias Filho, Ricardo Kotscho, Alberto Dines e Juca Kfouri. E para quem não viu e quer saber muito mais, Glamurama vai exibir os melhores trechos da aula, nesta sexta, na TV Glamurama.
- Neste artigo:
- Alberto Dines,
- Joyce Pascowitch,
- Juca Kfouri,
- Otavio Frias Filho,
- Ricardo Kotscho,