Nós já estamos sentindo o maior calorão, mas o verão só chega mesmo no dia 21 de dezembro. Até lá, sobra um tempinho para a gente relembrar as coleções vistas em junho, em São Paulo e no Rio, que apontaram alguns rumos para a moda desta estação. Digo rumos, porque a maior tendência hoje é encontrar e respeitar o seu próprio estilo. Assim, é difícil encontrar uma ou outra aposta dominante para nortear o mercado e sim dezenas delas! As marcas mostram de tudo (e de tudo mesmo!): cobrem qualquer possibilidade, qualquer moda e qualquer gosto.
* Mas algumas propostas conseguem capturar o espírito do momento e viram febres. Então, bote o corpitcho para trabalhar e lembre dessas dicas na hora de compor seu guarda-roupa de verão. Passageiras ou não, essas ideias podem trazer um refresco para seu estilo.
BARRIGA DE FORA
Será que os estilistas foram inspirados pelo o que acontece na rua? Não sei, mas é fato que isso seria algo impensável há um ano. O que era visto como brega e vulgar agora é um dos acontecimentos da moda de verão. Ninguém poderia ter mostrado uma barriguinha de fora de maneira mais elegante que Reinaldo Lourenço. Zero de vulgaridade, dá até para imaginar as meninas andando assim por aí. Aproveite as camisetas soltinhas e bem curtinhas que já estão pipocando nas lojas ou simplesmente faça a sua: pegue uma antiga e passe a tesoura logo acima do umbigo.
OMBROS MARCADOS
Essa onda, que foi detonada pelos ombros poderosos da Balmain mostrados há algumas temporadas, parece uma daquelas febres passageiras. Aparece, todo mundo ama, todo mundo faz, todo mundo quer usar e, de repente, todo mundo também se enjoa e elas ficam datadas até alguém revisitá-las de novo. Mas que rende roupas lindas, isso rende! Há opções para todos os gostos, das mais discretas às exageradas.
NUDE
De biquínis a vestidos de festa, os tons neutros, com destaque para o nude (cor de pele), são uma das manias da estação. E pelo visto, ainda fica até o inverno, já que o nude apareceu bastante nos desfiles internacionais de Inverno 2010. Eu adoro, acho superchique, além de ser fácil de combinar com outras cores.
PRETO
Normalmente as coleções de verão abrem espaço para explosões de cores e estampas. Pois nesta temporada, é o preto quem conquista espaço nas ruas e praias brasileiras. Fácil de usar e elegante, como a gente já sabe, ele foi incorporado ao verão na forma de tecidos mais leves. Então, o preto é o novo preto… de novo!
A PEÇA QUE COMPLEMENTA
Uma boa dica para enriquecer, sem esforço, um visual básico é usar uma peça complementar. Adicione um colete, uma jaquetinha, um paletó ou uma pelerine de verão aos looks compostos por duas peças, como camisa e calça; top e saia, camisetão e legging e por aí vai. Faz a maior diferença no resultado final.
MACACÃO
Eu sei, eu sei… Não parece fácil de usar, mas hoje em dia há shapes variados de macacões. Marcado na cintura, amplo, com mangas trabalhadas, estampados, lisos, de cetim, algodão, seda… E dependendo do modelo, dá para criar um look lindo de noite, combinado com um belo sapato e um paletó ou uma jaqueta mais bacana. Faça uma tentativa, depois me conte.
CONFORTO
Dias quentes sempre pedem roupas amplas e confortáveis, que não apertem nem grudem. Já tenho visto por aí diversas opções bem charmosas de vestidões, tops e vestidos mais amplos, regatas oversized e calças pantalonas. A modelagem é bem variada: cintura alta, manga ¾, tomara-que-caia, decote em V, costas nuas… Desculpa para ficar à vontade é que não vai faltar!
Por Camila Yahn