QUANDO A LITERATURA É UMA FESTA
Cada vez mais, no Brasil, são realizados eventos em torno da literatura: bienais, festivais, festas. Isto é bom e é ruim. Bom porque tira a literatura do circuito dos iniciados e a integra ao cotidiano do país, divulgando-se a importância da leitura. Ruim porque corre-se o risco de transformá-la em apenas uma festa e que os escritores/celebridades sejam o destaque, e não o livro, deixando de lado o que realmente deveria importar nesses encontros: o debate consistente entre autores sobre linguagem, formas de escrita, produção literária, ideias.
Neste fim de semana é a vez do III Festival da Mantiqueira, com o título “Diálogos com a Literatura”, em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos (SP). Da sexta, 28, ao domingo, 30, devem passar por lá escritores como Marina Colasanti, Guilherme Fiúza, Carola Saavedra, Laurentino Gomes, Ferreira Gullar, entre outros.
No sábado, haverá uma performance do CEP 20.000, o Centro de Experimentação Poética, que mistura literatura, música e outras expressões artísticas sob o comando de Chacal, e uma apresentação do músico e escritor Arnaldo Antunes, “para animar os participantes”, segundo a divulgação do evento.
Ainda durante o Festival serão divulgados os finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura, que concede R$ 200 mil para cada categoria: o Melhor Livro do Ano e Melhor Livro de Autor Estreante, publicados em 2009.
Veja a programação completa no site da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
INAUGURAÇÃO
Para marcar a inauguração de sua nova loja em Moema, a Livraria da Vila promove neste fim de semana uma programação infantil especial. No sábado, 29, haverá contação de história: “O Homem da Chuva”, com Zenaide Paludo, das 11h30 às 12h30, e a oficina “Enrolando Histórias – Zôo Zureta”, com Márcia Brito, das 16h às 17h. Já no domingo, 30, Zenaide conta a “História dos Lobos de Todas as Cores”, das 11h30 às 12h30, e o Grupo Cantos & Contos conta as histórias dos livros: “As Estrelas do Céu”, “O Grande Rabanete”, “O Sapo Bocarrão” e “Os Três Lobinhos e o Porco Mau”, das 16h às 17h. Haverá ainda a sessão de autógrafos do livro “Patativas” , de Natalia Bonfim, das 15h às 18h.
Por Anna Lee
- Neste artigo:
- Livraria da Vila,