Para celebrar o trabalho pioneiro de Ansel Adams, a exposição “Ansel Adams, Paisagens de Luz e Som” exibirá pela primeira vez na América Latina 180 obras do fotógrafo norte-americano, sendo 70 fotografias pertencentes ao acervo da Galeria Ansel Adams, 80 fotos de acervos particulares e da família e 30 objetos pessoais do artista, incluindo algumas de suas câmeras fotográficas.
A mostra acontece de julho a agosto de 2015 em São Paulo, no Instituto Tomie Ohtake, com curadoria de Jeanne Adams, nora do fotógrafo e do arquiteto Marco Antonio Ribeiro Alves, um dos sócios da BUMMUB, empresa responsável pela vinda da exposição ao Brasil.
Michael, filho de Ansel Adams, e sua mulher Jeanne virão ao Brasil pela primeira vez em novembro deste ano para conhecer o país e o local da exposição e voltarão para a inauguração. A mostra terá ainda três itinerâncias: a primeira em Belo Horizonte, de setembro a novembro, Curitiba durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2016 e Recife de abril a maio do mesmo ano.
A exposição apresenta obras primas do fotógrafo, incluindo “Monolith, The Face of Half Dome” (1927), “Valley View and Rainbow” (1930) e “Moon and Half Dome” (1960). Entre os objetos pessoais, câmeras de grande formato que faziam de seu estilo algo único.
[galeria]1404791[/galeria]
- Neste artigo:
- Ansel Adams,
- arte,
- exposição,
- Fotografia,
- Instituto Tomie Ohtake,