Publicidade

Já é fácil se encantar com a delicadeza dos paninhos de mesa, guardanapos e das camisolas, tudo rendado e bordado, que encontramos uma feira típica de artesanato no Nordeste. Imagine uma coleção inteira assim, com muitos tipos de rendados (renascença, ponto cruz, ponto-cheio…) nas tonalidades frescas do verão. Assim é a coleção que Ronaldo Fraga mostrou no último dia de SPFW.

* O estilista apresentou uma série de roupas inteiramente bordadas por um grupo de artesãs pernambucanas, com quem desenvolve um projeto de inserção de design no artesanato. São batas, regatas, saias, vestidos e camisas, claros em sua maioria, bordados à mão, que resgatam a simplicidade, a delicadeza, a doação e o talento das rendeiras brasileiras.

* Foi o poeta Mário de Andrade que inspirou esse trabalho de Ronaldo, com seu livro “Turista Aprendiz”, um registro de dois anos de viagens ao Norte e Nordeste do país. Desde 2005 Fraga desenvolve um projeto com grupos de artesãos em diversas regiões do Brasil, transformando-se ele próprio em um turista aprendiz acidental. É leve, romântico, brasileiro, sem cair no regionalismo/tropicalismo óbvio.

* Veja a coleção completa aqui.

Ronaldo Fraga: rendas e mais rendas

Por Camila Yahn

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter