O metabolismo do nosso corpo é regido por diversos fatores, como genética, idade, sexo, altura e peso, mas também pela alimentação e por hábitos. Pensando no verão 2015, Glamurama foi atrás da nutricionista Daniela Jobst para listar dez dicas para acelerar seu metabolismo. Confira!
1- Comer de três em três horas
Uma das principais dicas para manter o metabolismo ativo é se alimentar a cada 3 horas. Sempre comer alguma fruta ou um pequeno petisco entre as refeições faz com que seu organismo esteja sempre trabalhando.
2- Chá verde
O chá verde é um importante acelerador do metabolismo. Tome duas xícaras por dia, mas prefira a versão natural e feita em casa.
3- Avaliação nutritiva
Faça uma avaliação dos nutrientes, vitaminas e minerais do seu organismo. Se os valores estiverem desregulados, é possível que o organismo não trabalhe no seu ritmo certo. Alguns exames verificam quais os alimentos que o organismo tem mais intolerância, como o Food Detective, exame de sangue que indica em uma lista de 60 alimentos, qual o nível de reação alérgica que cada indivíduo possui.
4- Evite alimentos industrializados
Dê preferência aos alimentos frescos. Os industrializados são pobres em nutrientes, normalmente possuem muitas substâncias químicas que podem lentificar o metabolismo
5- Gorduras boas
Acrescente gorduras boas como óleo de coco, azeite e oleaginosas, como frutas secas. Esses produtos aumentam a saciedade e a sensação de fome durante o dia diminui.
6 – Sementes
Acrescente sementes ao consumir frutas, como a chia. Elas dão sensação de saciedade por mais tempo, evitando compulsão alimentar fora de hora.
7 – Proteínas
Aumente em 15 % o seu consumo de proteínas, como carne, frango e peixe. Além de aumentarem a saciedade, também aumentam o metabolismo basal, o que o corpo gasta em repouso, queimando mais calorias.
8- Iodo
Consuma alimentos ricos em iodo, como peixes, frutos do mar e algas marinhas para equilibrar a tireoide. Essa glândula é responsável por controlar nosso metabolismo.
9- Sem glúten
Diminua o consumo de glúten por 30 dias e preste atenção nas reações do seu corpo. Caso se sinta mais leve diminua esse componente na sua dieta. Sua retirada pode diminuir o inchaço e acelerar a perda de peso.
10 – Alimentos novos
Procure conhecer alimentos novos, não tenha preconceitos. Muitos podem equilibrar seu organismo e evitar algumas indisposições. Exemplo: tofu, biomassa de banana verde, goji berry, chia, manteiga Ghee e óleo de coco.
- Neste artigo:
- alimentação,
- alimentos,
- nutrição,
- nutricionista,
- Saúde,