A Pinacoteca de São Paulo lançou uma coleção de joias inspiradas em obras que integram o seu acervo. O visitante que for a loja do Museu poderá adquirir o brinco da célebre obra Saudade, de Almeida Junior, o colar de pérolas da Imperatriz Amélia, um anel em prata e marcassitas da obra Dama, de Georgina de Albuquerque e um brinco com ágatas banhado a ouro, utilizado pela Sr. Carmem de Azevedo, na pintura de Jules Leroux.
A designer Aurea Sacilotto, que deu vida às joias, explicou: “É como se as joias saíssem da obra, elas viram tridimensionais, tomam o volume da pintura. Procurei ser o mais fiel possível para deixar a joia parecida com a da obra, pois elas fazem parte de uma historia”.
As joias que inspiraram a coleção podem ser vistas na mostra Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Localizada no segundo andar da Pinacoteca, a mostra reúne cerca de 500 obras que vão desde o período colonial até o iníicio dos anos 1920. “Em junho lançamos uma série de produtos baseados em ícones do acervo da Pinacoteca, como cadernos, jogos e quebra cabeças. Agora temos a alegria de ver elementos delicados das obras se materializando”. Afirma Paulo Vicelli, Diretor de Relações Institucionais da Pinacoteca. As peças variam de R$ 400 a R$ 1.080.