O Russian State Ballet, considerada uma das companhias de dança mais respeitadas da Rússia, volta ao Brasil para o espetáculo “Sleeping Beauty”, ou “A Bela Adormecida”. A companhia vai se apresentar em São Paulo no dia 7 de setembro no HSBC, em São Paulo, além de passar por Ribeirão Preto, Goiânia, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Natal, Fortaleza, São Luis, Teresina, Maceió, Recife, Belém e Porto Alegre. A iniciativa de trazer a companhia ao Brasil foi do produtor brasileiro Augusto Stevanovich e conta com apoio do ministro da cultura da Rússia, Vladimir Medinski.
A intenção é popularizar o ballet russo em todo o Brasil. Com 33 anos de história, a companhia está sob a liderança do coreógrafo Viatcheslav Gordeev, seu criador, diretor artístico e diretor geral. Com seus 40 solistas, a meta principal do Russian State Ballet é preservar a herança da coreografia russa e da Europa ocidental, paralelamente à busca de novas formas de dança.
Os 40 solistas da trupe são os responsáveis pelo encontro entre o erudito e o moderno. “Todos sabemos que o artista que recebe treinamento somente em dança contemporânea não pode bailar os clássicos. Quem é preparado em dança clássica pode assimilar qualquer outro tipo de linguagem. É muito útil que o bailarino se expresse de uma forma a outra”, explica o coreógrafo do Bolshoi, Viatcheslav Gordeev, que dirige a companhia.
A concepção de um novo espetáculo leva de um a dois meses. Nesse período, a rotina de ensaios é árdua: pela manhã, os bailarinos ensaiam por uma hora e 15 minutos em média. Após ligeiro descanso, são cinco horas de treinos sem parar. Em dias de apresentação, ainda há um período de relaxamento antes de fazer a maquiagem e vestir o figurino.
Sleeping Beauty – A Bela Adormecida
Onde: HSBC Brasil, rua Bragança Paulista, 1281, São Paulo
Quando: 7 de setembro às 19h
Ingressos: de R$50,00 a R$200 pelo site do Ingresso Rápido
[galeria]1204251[/galeria]
- Neste artigo:
- bela adormecida,
- dança,
- Russian State Ballet,
- Sleeping Beauty,