Publicidade

DESTAQUE

Durante as filmagens de “Ensaio sobre a Cegueira” ("Blindness", Brasil-Japão-Canadá/2008), baseado no livro homônimo de José Saramago (1922-2010), o cineasta Fernando Meirelles manteve um blog no qual contava os bastidores da filmagem. São justamente os registros feitos nessa época que ele reuniu em “Cegueira, um Ensaio” (Master Books), que será lançado nesta segunda feira na Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim, a partir das 18h30.

A Obra, cujo projeto foi iniciado após a finalização do filme, traz o detalhamento do processo de produção do filme, a metodologia usada pelo diretor, suas inquietudes, os improvisos e seu ponto de vista sobre o livro que fala da epidemia de uma misteriosa cegueira, a “treva branca”, que se espalha incontrolavelmente e reduz os resguardados em quarentena à essência humana.

Na quinta-feira, 6 de março de 2008, por exemplo, Meirelles escreveu:

“Sobre Fogo Amigo, Concessões e Montagem (de novo)

No final de novembro de 2007, com a quarta versão da montagem concluída, fui ingênuo ou arrogante a ponto de achar que o filme já estivesse quase pronto.

Certo disso, resolvi fazer uma sessão para amigos. Pensei que iria receber alguns aplausos, ouvir poucos toques, fazer os inevitáveis ajustes e acabar o processo. O Colégio Santa Cruz nos cedeu seu auditório, e eu nem fui conferir se o projetor estava calibrado corretamente para a cópia precária que tínhamos. Não estava, mas os detalhes técnicos não impediriam ninguém de apreciar o filme. Mas invés dos poucos toques que aguardava, o que recebi foi uma artilharia pesada à queima-roupa. ‘Fogo amigo’, como dizem em Brasília.

Não doeu tanto. Sabia que todos estavam apenas interessados em me ajudar a melhorar o filme. Amigos do peito – mesmo assim foi duro. Após a projeção, os aplausos foram mais educados do que entusiasmados, e seguidos de uns cinco segundos de silêncio.

‘Ferrou’, pensei. Para evitar o constrangimento geral, abri a fuzilaria com um tiro no próprio pé: ‘Não estou muito seguro em relação ao primeiro ato do filme. O que acham?’

‘De fato está meio fraco’, um amigo emendou de bate pronto. Outras vozes se seguiram e por quase uma hora fui anotando a lista de problemas que me eram apresentados e que, pelo volume, me ocorreu organizar em ordem alfabética.

Um filme sobre cegueira onde o diretor não conseguiu enxergar o que só naquele momento se revelou. Irônico. Lembrei da expressão “gelatina inútil”, que é como Glocester se refere aos seus olhos em Rei Lear, por não ter enxergado que Edmundo, seu filho bastardo, o enganava. É também sobre este tipo de cegueira que fala esta história”.

O livro “Cegueira, um Ensaio” ainda conta com um texto inédito de Saramago, morto em junho, e traz anexado o roteiro do longa como os atores receberam, em folhas sulfite e grampeado, além disso, a capa será em braille.

O livro “Ensaio sobre a Cegueira” vira filme, que vira livro

AGENDA DA VILA – 04 a 11/10

FRADIQUE

04/10 – Segunda –

Lançamento do livro: “Essências Vibracionais D’água”, de Cássia Marina Moreira. Das 18h30 às 21h30. Piso térreo.

06/10 – Quarta –

Lançamento do livro: “O Jeitinho Americano”, de Matthew Shrists. Das 18h30 às 21h30. Piso térreo.

07/10 – Quinta –

Lançamento dos livros: “Formas de Pensar o Desenho” e “Linha de Costura”, de Edith Derdyk. Das 18h30 às 21h30. Piso térreo.

09/10 – Sábado –

Atividade infantil: Contação de histórias: “José João, Rimador Sangue Bão”, com Débora Monteiro. Das 16h às 17h

LV LORENA

04/10 – Segunda –

Lançamento do livro: “Os Parceiros do Rio Bonito”, de Antonio Cândido. Das 19h às 22h. Piso térreo.

05/10 – Terça –

Lançamento do livro: “1822”, de Laurentino Gomes. Das 19h às 22h. Piso térreo.

06/10 – Quarta –

Lançamento do livro: “O Gerente Comunicador: Um Guia Prático da Comunicação Gerencial”, de José Eustaquio Oliveira de Souza. Das 19h às 22h. Piso térreo.

07/10 – Quinta –

Lançamento do livro: “Aéreas”, de Cassio Vasconcellos. Das 19h às 22h. Piso térreo.

* Lançamento do livro: “Epopeia de Uma Pessoa Comum”, de André Vassilidades. Das 19h às 22h. Piso superior.

* Curso: “Introdução ao Roteiro para Cinema – Teoria e Análise”, com Beto Barros. Às quintas. Até 25/11. Valor: R$ 250, com vale-livro de R$ 25.

09/10 – Sábado –

Lançamento do livro: “Suicida Rock’roll”, de Guilherme Junqueira. Das 16h às 19h. Piso térreo.

* Lançamento do livro: “Cuidados Palativos – Diretrizes, Humanização e Alívio de Sintomas”, de Franklin Santana Junior. Das 16h às 19h. Piso superior.

* Atividade infantil: Oficina: Brinquedos com Sucata, com Luciana Braga. Das 16h às 17h.

10/10 – Domingo –

Lançamento infantil: “O Livro das Feras”, de Dionísio Jacob. Das 15h às 18h.

SHOPPING CIDADE JARDIM

04/10 – Segunda –

Lançamento do livro: “Cegueira, um Ensaio”, de Fernando Meirelles. Das 18h30 às 21h30. Piso térreo.

06/10 – Quarta –

Lançamento do livro: “Imagens Errantes: Ambiguidades, Resistência e Cultura na Moda”, de Carol Garcia. Das 18h30 às 21h30. Piso Lounge.

MOEMA

09/10 – Sábado –

Atividade infantil: Oficina: Meu Querido Diário, com Thetê Rolo. Das 16h às 17h.

10/10 – Domingo –

Atividade infantil: Contação de Histórias: “Coleção Ciclos da Vida”, com Pierre Cortes. Das 16h às 17h.

por Anna Lee

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter