Publicidade
Crédito: divulgação
Crédito: divulgação
||Créditos: Divulgação

Começa nesta quarta-feira o 72º edição Festival de Cinema de Veneza, o mais antigo festival de cinema do mundo, considerado um dos três maiores eventos do gênero, ao lado dos de Cannes e Berlim. Os filmes que passam por lá ganham automaticamente projeção mundial, e muitos chegam a concorrer ao Oscar. Para os cinéfilos de plantão, Glamurama listou os títulos para ficar de olho. Confira!

02/09 – “Everest”

A honra de abrir o festival esse ano será de “Everest”, filme do islandês Baltasar Kormákur, que conta a história de uma expedição ao topo da montanha mais alta do mundo. No elenco, nomes de Hollywood como Jake Gyllenhaal, Keira Knightley e Josh Brolin. Nos últimos dois anos, o festival foi inaugurado com “Birdman” (2014) e “Gravidade” (2013), e ambos ganharam o Oscar. Seria um sinal?

 

03/09 – “Spotlight”

Em “Spotlight”, o diretor Tom McCarthy conta a história dos jornalistas do Boston Globe que descobriram e denunciaram os casos de abusos de crianças na Igreja Católica. A série de reportagens foi vencedora do prêmio Pulitzer e desencadeou investigações sérias dentro do Vaticano. Com um casting estrelado por Rachel McAdams, Mark Ruffalo e Michael Keaton, o filme chega como um dos grandes favoritos

03/09 – “Beasts Of No Nation”

O novo passo da Netflix são os festivais internacionais, e a aposta do serviço de streaming para esse nicho é “Beasts Of No Nation”. Dirigido por Cary Fukunaga, da primeira temporada de “True Detective”, o filme conta a história de crianças envolvidas nas guerras civis africanas, e com o vencedor do globo de ouro, Idris Elba.

04/09 – “Aliança do Crime”

Candidato a filme mais violento do ano (sim, mesmo com uma produção de Tarantino vindo por aí), “Aliança do Crime” conta a história de Whitey Bulger, um dos mais famosos gangsteres americanos, que atuava em Boston na década de 1970. O filme será dividido por Scott Cooper, de “Coração Louco”, e por Johnny Depp, que sofreu uma de suas maiores transformações da carreira, envelhecendo e ficando grisalho. Benedict Cumberbatch e Kevin Bacon também integram o elenco.

05/09 – “Danish Girl”

No filme, o diretor Tom Hooper (que levou o Oscar de melhor diretor por “O Discurso do Rei) conta a história de Lili Elbe, uma das primeiras pessoas transgêneras do mundo. Eddie Redmayne faz o papel principal, e só pelo primeiro trailer muitos já estão cotando o ator para o Oscar. Caso ele vença, será o primeiro ator desde Tom Hanks a levar dois Oscar seguidos.

06/09 – “El Clan”

Um filme argentino que não tem Ricardo Darín no elenco! “El Clan” destronou “Relatos Selvagens” como a maior abertura nacional da Argentina, e conta a história da família Puccio, que na década de 80 sequestrava pessoas em troca de dinheiro. O filme é dirigido por Pablo Trapero, de  “Elefante Branco”.

07/09 – “Man Down”

Em um filme com roupagem hollywoodiana, um ex-Marine americano (Shia LeBeouf) vive em um mundo pós-apocalíptico à procura de sua filha. O elenco conta ainda com Kate Mara e Jai Courtney e é dirigido por Dito Montiel, em

Shia LeBeouf durante cena de "Man Down" || Créditos: Divulgação
Shia LeBeouf durante cena de “Man Down” || Créditos: Divulgação

08/09 – “Anomalisa”

Uma das maiores incógnitas do festival. A animação em stop-motion conta a história de um homem que percorre os Estados Unidos dando palestras motivacionais e ajudando milhares de pessoas, porém, internamente,  se sente vazio em uma vida sem sentido. O grande chamariz do filme, porém, está por trás das câmeras: o diretor e roteirista Charlie Kaufman, de “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” e “Quero Ser John Malkovich”.

09/09 – “Mate-me Por Favor”

Produção mezzo brasileira, mezzo argentina, o filme conta a história de uma turma de jovens da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, que após assistir uma série de assassinatos brutais, começa a se questionar sobre vida a morte. É a estreia da diretora carioca Anita Rocha da Silveira em longas-metragens.

Cena de "Mate-me Por Favor" || Crédito: divulgação
Cena de “Mate-me Por Favor” || Créditos: Divulgação

10/09 – “De Palma”

Documentário sobre Brian De Palma, diretor de filmes históricos como “Scarface” e “Os Intocáveis. Noah Baumbach conduz as conversas com o foco do doc., desvendando o universo por trás do processo criativo de De Palma.

aaa
“De Palma” ||Créditos: Divulgação

 

11/09 – “Go With Me”

Segunda parceria entre o sueco Daniel Alfredson e Anthony Hopkins – os dois trabalharam em “Jogada de Mestre” –, o filme é uma adaptação do livro de mesmo nome, de 2008, que conta a história de uma mulher que retorna à sua cidade natal e se torna alvo de um criminoso. Sem ajuda da polícia, ela decide formar uma força local para tentar se proteger do homem que a persegue.

Anthony Hopkins em "Man Down" || Crédito: divulgação
Anthony Hopkins em “Go With Me”     ||Créditos: Divulgação

12/09 – “A Copy of My Mind”

Filme indonésio que conta a história de amor entre Alex (escritor de legendas de filmes piratas) e Sari (empregada de um salão de beleza) durante o processo de eleições presidenciais no país. Além de Veneza, o filme foi selecionado para o festival de Toronto de 2015.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter