22.04.2020  /  11:12

Vídeo mostra que homem usou apenas uma marreta para roubar quadro de Van Gogh avaliado em dezenas de milhões de euros

O artista holandês e, ao fundo, a obra dele que foi roubada || Créditos: Reprodução

Um vídeo exibido nessa quarta-feira em um programa sobre crimes de um canal de televisão da Holanda mostra que o responsável pelo furto recente de um quadro de Vincent van Gogh precisou de apenas uma marreta para cometer o crime. A obra em questão é de 1884, e foi batizada pelo lendário artista holandês como “The Parsonage Garden at Nuenen in Spring 1884” (“O Jardim Paroquial de Nuenen na Primevera de 1884”, em tradução livre).

Avaliada em dezenas milhões de euros, a peça rara pertence ao museu Groninger da cidade holandesa de mesmo nome, mas havia sido emprestada pela instituição semanas atrás para o museu Singer Laren de Laren, também na Holanda, de onde foi roubada no último dia 30. Ambas os museus estão fechados por causa da pandemia de Covid-19, o que aparentemente facilitou o “trabalho” do ladrão.

O caso é um dos assuntos do momento no país europeu, e por causa de suas peculiaridades tem deixado o povo de lá intrigado. Já o vídeo que mostra um homem usando apenas uma marreta para levar pra casa o Van Gogh foi divulgado no tal programa a pedido das autoridades locais, na esperança de alguém reconheça o criminoso e as ajude a localizá-lo antes que seja tarde demais. (Por Anderson Antunes)

*

Abaixo, o vídeo exibido no programa do canal holandês que mostra o criminoso em ação: