24.05.2017  /  15:18

Victoria & Albert tem mostra dedicada a Cristóbal Balenciaga

cine1
Da esquerda à direita: casaco de Rei Kawakubo, raio-x de vestido criado por Balenciaga e Alberta Tiburzi com vestido envelope criado pelo estilista espanhol || Créditos: Divulgação

Eis mais um ótimo motivo para incluir Londres na rota das próximas férias, glamurette! Abre neste sábado, no Victoria & Albert, a exposição “Balenciaga: Shaping Fashion” (“Balenciaga: Formação de Moda”, na tradução livre) – a maior já dedicada a Cristóbal Balenciaga na Inglaterra. Oportunidade rara de analisar a obra do estilista espanhol famoso por ser low profile, já que deu pouquíssimas entrevistas ao longo de sua vida.

A mostra se baseia entre criações das décadas de 50 e 60 – período considerado pela direção do museu como o mais rico de sua criação. Entre os highlights, o vestido drapeado que desafia os limites do couture por levar costura apenas na parte traseira – não à toa, ele era chamado de o arquiteto da costura -, luvas – importante peça do legado do estilista para a moda – e o vestido envelope, uma de suas últimas criações antes de se aposentar, em 1967. Imperdível também o casaco cor de rosa criado por Rei Kawakubo com base nos experimentos de Balenciaga.

“Balenciaga: Shaping Fashion” ocupa uma área menor do museu do que as já ocupadas por exposições anteriores de moda, como a de Alexander McQueen. Segundo a direção da mostra, trata-se de uma forma de aproximar o espectador das peças, para propor uma análise detalhada. Em cartaz até o dia 18 de fevereiro! 

2017JX8069

“Balenciaga: Shaping Fashion”
De 27 de maio a 18 de fevereiro
Victoria & Albert
+www.vam.ac.uk