09.06.2021  /  11:53

Vacina, sim! 9 de junho é comemorado o Dia Nacional da Imunização. Confira quem já está imunizado contra a Covid-19

Elza Soares, Regina Casé, Caetano Veloso, Fernanda Montenegro, Rita Lee e Dalai Lama || Créditos: Reprodução

Hoje, 9 de junho, é comemorado o Dia Nacional da Imunização. Com a pandemia do coronavírus, que há mais de um ano assusta a população mundial, a conscientização em torno da necessidade de vacinação – contra todos os tipos de enfermidades – se torna ainda mais importante e necessária. Segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa com informações das secretarias de Saúde, a Covid-19 já atingiu 17 milhões de pessoas, sendo que mais de 477 mil morreram. A vacinação contra a doença segue, sendo que 24,2% da população brasileira já tomou a primeira dose e 11% está totalmente imunizadas.

Mas, o Dia Nacional da Imunização foi criado no Brasil para chamar atenção da sociedade para a importância da vacinação como um todo, por ser uma forma maneira de combater doenças, como caxumba, tétano, sarampo, gripe, entre outras. Para ficar alerta, existe aqui no Brasil um Calendário Nacional de Vacinações, instituído pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Mesmo diante da pandemia de Covid-19, não podemos deixar de lado outras doenças que ameaçam a saúde. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunização, o nosso país tem registrado índices insatisfatórios de cobertura vacinal para algumas enfermidades, como a poliomielite. Dados da entidade apontam que, antes mesmo do Covid-19, a cobertura vacinal para a poliomielite estava em 80%, sendo que o ideal é 95%. Não deixe de se vacinar! Procura o posto de saúde mais próximo de sua casa e confira qual ou quais vacinas você precisa para se proteger e proteger a quem você ama.

Glamurama mostra abaixo, as personalidades que já estão vacinadas. Quando chegar a sua vez, vacine-se, enquanto isso, use máscara, use álcool em gel, fique em casa o máximo que puder e não aglomere.